Resgate de mineiros soterrados deve começar antes do previsto
Já está tudo pronto para o resgate dos 33 mineiros que estão presos há 69 dias na Mina de San José, localizada no Norte do Chile. As máquinas já estão posicionadas e as equipes aguardam a ordem para o início dos trabalhos, que devem durar cerca de 48 horas, caso não haja imprevistos. Inicialmente previsto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Já está tudo pronto para o resgate dos 33 mineiros que estão presos há 69 dias na Mina de San José, localizada no Norte do Chile. As máquinas já estão posicionadas e as equipes aguardam a ordem para o início dos trabalhos, que devem durar cerca de 48 horas, caso não haja imprevistos. Inicialmente previsto para as 20h, o resgate pode começar daqui a pouco.
Já está no local o presidente do Chile, Sebastián Piñera, que fez um discurso falando sobre a fé dos mineiros e de todos os envolvidos no resgate. Ele afirmou que o país não será mais o mesmo após o resgate de hoje (12). O presidente da Bolívia, Evo Morales, é aguardado para acompanhar o resgate, uma vez que um dos mineiros soterrados é seu compatriota.
Cerca de mil jornalistas estão no local, mas a imprensa internacional não terá acesso à área próxima à mina, apenas a chilena. Telões instalados do lado de fora da mina mostrarão o resgate para que os jornalistas possam acompanhar a operação. Além dos jornalistas, cerca de mil pessoas, entre parentes dos mineiros, técnicos e voluntários que trabalham no resgate, estão no local.
Em entrevista coletiva concedida nos arredores da mina, o ministro chileno de Mineração, Laurence Golborne, disse que queria “encerrar o dia com pelo menos um mineiro já na superfície”. Os primeiros a serem resgatados devem ser os quatro considerados mais ágeis e com melhor estado de saúde, para que possam reagir a qualquer imprevisto.
Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada. Após o resgate, as vítimas serão levadas ao Hospital Regional de Copiapó em aeronaves ou ambulâncias.
Os trabalhadores serão retirados por meio de uma cápsula que será içada por uma grua. Para ajudar no resgate, primeiramente descerão um operador e um médico que avaliará o estado de saúde das pessoas.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.