REPUBLICAÇÃO Midiamax flagra impugnação de licitação na Assembléia para contratação de aviões
Essa é uma das matérias apagadas fraudulentamente. Minutos antes de seu início, o pregão presencial que seria realizado, nesta manhã, para contratação de empresa especializada no “fretamento de aeronaves” para atender deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi impugnado a pedido de empresa participante do certame. O motivo da impugnação administrati…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Essa é uma das matérias apagadas fraudulentamente.
Minutos antes de seu início, o pregão presencial que seria realizado, nesta manhã, para contratação de empresa especializada no “fretamento de aeronaves” para atender deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi impugnado a pedido de empresa participante do certame.
O motivo da impugnação administrativa seria a inobservância da lei federal no edital do pregão. Faltou constar no edital a Lei Complementar 123 que beneficia micro e pequenas empresas.
Agora, a Comissão de Licitação que acatou a argumentação da empresa reclamante terá que readequar o edital e publicar um novo aviso de licitação. Não há data prevista para tal. O pregão começaria às 9 horas de hoje.
Membros da Comissão de Licitação informaram à imprensa que a empresa Amapil Taxi Aéro teria sido a autora do pedido de impugnação. A Lei Complementar 123 apresenta várias vantagens às pequenas empresas, dentre as quais a possibilidade de ser a escolhida, na modalidade pregão, caso a diferença com a vencedora seja de 5% do valor.
Pelo edital publicado em 24 de maio, a ideia era contratar uma empresa especializada no “fretamento de aeronaves pelo critério de horas/km de vôo, pelo período de 12 (doze) meses”. Em pleno ano eleitoral, a Casa de Leis pretende alugar avião com o objetivo de transportar deputados estaduais para prestar o que chamou de “ações institucionais”.
O Midiamax tentou obter o edital completo por meio de solicitação por escrito endereçada à Comissão de Licitação, mas o documento ainda não foi liberado. Ainda hoje, os membros da comissão não tinham qualquer notícia sobre o pedido do veículo. Chegaram a sugerir que o feriado, da semana passada, pudesse ter atrapalhado o atendimento do pedido.
Na quarta-feira passada, dia 2 de junho, a Casa de Leis publicou um adendo no qual faz alteração do edital da licitação. O adendo inclui no texto do edital a justificativa para a contratação da empresa.
No texto do adendo, a Assembleia Legislativa argumenta que, “através dos Parlamentares, desenvolve trabalhos de prestação jurisdicional a todos os municípios no interior do Estado, principalmente em locais distantes e de difícil acesso”.
Porque um avião?:
Um deputado estadual com longa atuação no Parlamento estadual contou à reportagem que a licitação do avião é de interesse dos parlamentares da Assembleia e explicou os motivos: “Eu, por exemplo, vou representar a Casa de Leis em um evento no interior do Estado. Por acaso, seria justo, eu pagar a passagem do próprio bolso? Claro que não. Por isso precisamos ter um avião à disposição dos deputados”, justifica. O evento no qual o parlamentar diz que representará a Assembleia é uma feira agropecuária.
Já o vice-presidente da Casa de Leis, o deputado Pedro Kemp (PT) explicou que a Assembleia tem como praxe ressarcir as despesas dos parlamentares com viagens oficiais. “Passagens eles sempre pagaram”, conta, sem mencionar detalhes sobre a licitação da empresa especializada em fretamento de aeronaves.
Outro deputado abordado pela reportagem, Ivan de Almeida (PRTB) disse ter tomado conhecimento que a empresa não fará transportes corriqueiros de deputados. “Até onde eu soube, ela só será acionada em caso de urgência”, afirmou.
Justificativa
O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial em 24 de maio, já com a data da abertura do certame. Mas, nesta quarta-feira, dia 2 de junho, a Casa de Leis publicou um adendo no qual faz alteração do edital da licitação. O adendo inclui no texto do edital a justificativa para a contratação da empresa.
No texto do adendo, a Assembleia Legislativa argumenta que, “através dos Parlamentares, desenvolve trabalhos de prestação jurisdicional a todos os municípios no interior do Estado, principalmente em locais distantes e de difícil acesso”.
“Neste contexto, urge a necessidade em dispor de meios de deslocamento aéreo, aptos a realização de sobrevôos e pousos, em áreas onde as ações institucionais da Assembleia Legislativa/MS são necessárias. Por isso, torna-se imprescindível a contratação de uma empresa especializada em locação de aeronaves para atender a necessidade dos Parlamentares, junto a população do Estado visando executar de forma efetiva suas ações”, diz o texto do adendo. Alessandra de Souza
Outra modificação feita ao texto original do edital por meio do adendo publicado nesta quarta-feira ficou impossível de ser compreendida visto que a Assembleia não liberou o material ao Midiamax.
A alteração é a seguinte: “Retirar da alínea “a” do subitem 2.2, o seguinte: ou aquelas que por ventura ainda não estejam de posse do CHETA, apresentarem o registro de entrada do seu credenciamento junto aquele Departamento (Protocolo)”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.