Representante de comunidade quilombola do Estado terá audiência com Ministro do TST hoje

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto dos Reis de Paula chegou ontem (15), na Capital, e terá uma audiência com as lideranças do movimento negro e representantes das comunidades quilombolas do Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (16), às 14 horas, no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto dos Reis de Paula chegou ontem (15), na Capital, e terá uma audiência com as lideranças do movimento negro e representantes das comunidades quilombolas do Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (16), às 14 horas, no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.

De 16 a 19 de agosto, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho permanecerá em Campo Grande para fazer a Correição Periódica Ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região do Mato Grosso do Sul.

De acordo com as informações do TRT da 24ª Região, a Correição Periódica é realizada nas Cortes Trabalhistas de todo o país pelo Corregedor-Geral que, acompanhado de sua equipe técnica, fiscaliza, dentre outros, a atuação dos tribunais, seus juízes e serviços judiciários, verificando o andamento de processos, a regularidade dos serviços, bem como a observância dos prazos processuais e do regimento interno. Durante o período da correição o Ministro receberá reclamações correicionais, que também poderão ser encaminhadas à Corregedoria do TST, em Brasília.

Quilombolas

Participam do encontro com o ministro representantes do movimento negro do Estado, como do grupo TEZ (Trabalho e Estudos Zumbi), Instituto Luther King, das comunidades rurais quilombolas, de Furnas do Dionísio, (Jaraguari), Boa Sorte, (Corguinho), São Miguel (Maracaju), Os Pretos (Terenos) e Picadinha (Dourados). E ainda, das comunidades negras da Capital: São Benedito, São João Batista e Chácara Buriti.

O presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira (ICCAB), Antônio Borges dos Santos, também coordenador do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro do Mato Grosso do Sul (Fpemn/MS), informa que a audiência com o Ministro é para que ele possa ter mais conhecimento sobre a realidade do movimento negro estadual, bem como, da situação das comunidades quilombolas. “A pessoa do ministro dá visibilidade para todos nós. Um exemplo para nossas crianças e juventude”, disse Borges

 Três Lagoas

Amanhã (17) o Ministro visitará as Varas do Trabalho e o Fórum Trabalhista do município de Três Lagoas, onde conhecerá, também, a indústria de papel e celulose International Paper. Ele chega no período da manhã, e permanecerá o dia todo no município. Na quinta-feira (19) o ministro Carlos Alberto Reis de Paula concederá entrevista coletiva na sede do TRT, na qual discorrerá sobre os resultados da Correição (o horário da coletiva ainda será confirmado pela Assessoria de Comunicação do TRT 24º Região).

UCDB

O ministro Carlos Alberto dos Reis de Paula também vai ministrar uma palestra, com tema: “Sistema Legal Brasileiro e a Igualdade Racial”, para juizes, promotores, defensores públicos estaduais, advogados, estudantes dos cursos de jornalismo, Direito, Assistência Social, e lideranças do movimento negro do Estado. O evento acontece no próximo dia 20, às 9 horas, no auditório do bloco C da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Capital.

Serviço

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região fica na rua Jornalista Belizário Lima, 418 – bairro Vila Glória, na Capital. Informações sobre a vinda do Ministro do TST, no fone: (67) 3316-1795/ ou 3316-1800 (TRT/4ª Região).

Conteúdos relacionados