O Departamento de Jornalismo da UFMS promove, na próxima segunda-feira (13) às 19h, palestra com o jornalista e repórter da TV Globo, José Hamilton Ribeiro. O evento acontece no auditório da faculdade em Campo Grande (av. Costa e Silva, s/n) e tem ingresso livre.

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, José Hamilton Ribeiro recebeu vários prêmios, entre eles sete Esso de Reportagem, o Prêmio Personalidade da Comunicação 1999 e o título de “rosto do jornalismo brasileiro”, conferido pela revista Ícaro.

Zé Hamilton, como é conhecido pelos colegas de profissão, ficou conhecido por um episódio marcante em sua vida. Ele conheceu os horrores da guerra do Vietnã, onde perdeu uma perna num acidente com uma mina terrestre, em 1968. O repórter cobriu o combate pela revista Realidade, publicação da editora Abril.

Seu trabalho também é notável nas redações da revista Quatro Rodas, no jornal Folha de S. Paulo e nos programas “Globo repórter”, “Fantástico” e “Globo rural”, em que há 25 anos exerce as funções de repórter e editor.

O repórter é frequentador assíduo de Campo Grande, seja pelas reportagens do Globo Rural e para palestras, como na Semana de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá em 2003.

Além da palestra de José Hamilton Ribeiro haverá participação de Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog e presidente do Conselho do Instituto de mesmo nome. O instituto tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informação que garanta o direito à vida e o direito à justiça. (Editado às 18h20 para acréscimo de informação)