Quinta edição do projeto “Espaço da Poesia 2010” será amanhã

O Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta sexta-feira (23), à partir das 19 horas, a quinta edição de 2010 do projeto Espaço da Poesia. A iniciativa leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta sexta-feira (23), à partir das 19 horas, a quinta edição de 2010 do projeto Espaço da Poesia. A iniciativa leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio poético com outras manifestações artísticas. A entrada é gratuita.

Durante o evento haverá declamação de poesias com Elias Borges, Maria Sabina, Nildes Tristão Prieto, Elizabete Fonseca, Ieda Luzia Garcia Pereira, Leda Martins Barbosa e Eli Cicalice. Na ocasião ocorre ainda o lançamento do livro “A onça pintada põe as patas na estrada e outras peças”, do teatrólogo Jair de Oliveira e da Revista da UBE-MS (União Brasileira dos Escritores). As apresentações musicais ficarão por conta do cantor Anderson Black e da banda Aris.

Jair de Oliveira

Ator e diretor teatral, Jair de Oliveira nasceu em Campo Grande, onde começou na escola as suas primeiras experiências no teatro. Em 1979 foi morar na capital paulista para aprender o ofício de representar. Durante cinco anos participou de cursos e oficinas e integrou vários grupos teatrais, entre eles, o Grupo Brasileiro de Arte Teatral e o Centro de Estudos Dramáticos Persona, trabalhando como ator, iluminador e sonoplasta.

Na capital paulista participou de um grande movimento que procurava novas formas de se fazer teatro infantil, buscando a valorização da categoria. De volta à Mato Grosso do Sul funda o Grupo Teatral Unicórnio (1986), voltado para montagens de espetáculos e oficinas para crianças. Dá início ao trabalho de autor, primeiro por necessidade, pois não conseguia encontrar nas prateleiras das livrarias e sebos, textos teatrais para crianças que se adequassem às necessidades de montagem do grupo. Atualmente Jair é presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro (Fesmat).

O livro reúne além da peça “A onça pintada põe as patas na estrada”, as peças “Os Quatro Amigos” e “O Sapo Encantado e Outras Histórias”. Todas foram encenadas pelo Grupo Teatral Unicórnio em centenas de apresentações realizadas em teatros e escolas em Campo Grande e no interior.

O livro tem fotografias de César Krügel e Jefferson Ravedutti e ilustrações de Emmanuel Merlotti de Oliveira. A apresentação é da atriz, pesquisadora e diretora da Cia. Urbana de Teatro de São Paulo, Pamela Duncan e o prefácio da autora, diretora teatral e pesquisadora Maria Helena Kühner.

Revista da Ube

Personalidades da literatura regional marcarão presença nesta edição da iniciativa cultural, na divulgação da Revista da UBE-MS (União Brasileira de Escritores), patrocinada com o Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (FIC-MS). A revista reúne numa só obra a demonstração do trabalho literário dos associados, que publicam sem periodicidade suas obras. Ela tem ainda o propósito de difundir os já conhecidos e prestigiados trabalhos de autores sul-mato-grossenses, e também seus livros.

Música

Black está em atividade há mais de dez anos na música e há três anos com bandas reconhecidas de forró. Atua também como ator e coreógrafo devido à sua formação como professor de dança de salão. É também integrante do Coral dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

A banda Aris foi formada dezembro de 2008,com o intuito de aproximar as pessoas da cultura do pop rock. Atualmente é integrada por Patricia Dauzacker nos vocais, John no violão, João Paulo no baixo, Leon na guitarra e Jhonny na bateria. O grupo musical tem como influências Janis Joplin, Amy Winehouse, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, The Doors, entre outros.

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum).

Conteúdos relacionados