Os universitários que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010 podem preencher o questionário do estudante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 21 de novembro, data de aplicação da prova. Neste ano, cerca de 450 mil estudantes devem fazer o exame. O preenchimento das perguntas é voluntário, segundo o Inep.

Esta é a primeira vez que a coleta das informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes será realizada pela internet, de acordo com o instituto.

Segundo o Inep, as informações do questionário subsidiam indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). Dirigentes das instituições de ensino superior podem acompanhar o número de questionários respondidos.

Deverão fazer o Enade deste ano estudantes matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, além dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.