Queima de lixo é problema recorrente em Caarapó
Apesar de diversos discursos ambientalistas pedirem que a população se conscientize a respeito da queima de lixo nos quintais e calçadas, sem contar as reclamações da vizinhança atingida pela fumaça e mau cheiro dessa atitude, muitas pessoas ainda recorrem à prática de queimar o lixo de suas casas como forma de limpeza. Comum em muitos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar de diversos discursos ambientalistas pedirem que a população se conscientize a respeito da queima de lixo nos quintais e calçadas, sem contar as reclamações da vizinhança atingida pela fumaça e mau cheiro dessa atitude, muitas pessoas ainda recorrem à prática de queimar o lixo de suas casas como forma de limpeza.
Comum em muitos lugares, a queima de lixo também existe em Caarapó e ultimamente vem ganhando novas discussões, já que a cada dia mais pessoas estão conscientes de que existe regulamentação contra essa prática no município, inclusive com a aplicação de multa. “Antes queimavam o lixo à noite, mas agora o lixo é queimado na luz do dia. A umidade do ar já está baixa e piora com essas queimadas”, reclama a dona de casa Lucila da Silva Barcelos (44), que reside na Vila Planalto.
A Lei nº 9605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, há mais de dez anos previa e continua prevendo penas a quem causa poluição, entre elas as queimadas, por causarem danos à saúde humana, à dos animais e também por destruírem a natureza.
Feita com intenção, ou seja, sabendo-se que vai poluir o meio ambiente, a pena é de reclusão, de um a quatro anos, além de multa. Se esse crime, continua o texto da lei, “causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população”, a pena é de reclusão de um a cinco anos.
Em Caarapó, conforme regulamenta o Código de Posturas do Município, através da Lei Complementar nº 29/2008, “mesmo em áreas privadas” é proibido queimar lixo, “ou qualquer outro material proveniente de limpeza, galhadas ou entulhos”.
Segundo explicou ao CaarapoNews o Chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Naélcio Crudi, caso a lei não seja respeitada, a pessoa pode receber advertência ou mesmo ser submetida ao pagamento de multa. Crudi pediu que as denúncias sejam formalizadas no próprio departamento, que fica localizado no Ciat, Avenida Presidente Vargas próximo ao Detran, para que sejam tomadas as providências necessárias.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.