Quatro mineiros do Chile perdem licença médica
Quatro dos 33 mineiros resgatados da mina San José, no norte do Chile, perderam a licença médica que lhes permitia seguir recebendo seus salários. O motivo foi a ausência nos controles médicos devido às frequentes viagens ao exterior, disse uma fonte médica. Foram canceladas as licenças dos mineiros Omar Reygadas, Edison Peña – famoso por […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quatro dos 33 mineiros resgatados da mina San José, no norte do Chile, perderam a licença médica que lhes permitia seguir recebendo seus salários. O motivo foi a ausência nos controles médicos devido às frequentes viagens ao exterior, disse uma fonte médica.
Foram canceladas as licenças dos mineiros Omar Reygadas, Edison Peña – famoso por correr no interior da mina -, Darío Segovia e Carlos Bugueño.
Os 33 mineiros estavam submetidos a uma licença por “acidente de trabalho”, que permitia que continuassem recebendo normalmente seus salários. O médico chefe da Associação Chilena de Segurança (ACHS), Jorge Díaz, justificou a suspensão.
– O artigo 33 da lei contra acidentes de trabalho estabelece claramente que se o trabalhador não cumprir as indicações médicas o pagamento do subsídio é suspenso.
Viagens e entrevistas impedem idas ao médico
Após seu resgate (no dia 13 de outubro), muitos dos mineiros viajaram ao exterior para contar sua experiência, o que os impediu de se apresentar aos controles médicos.
Um dos mineiros, Omar Reygadas – dedicado a realizar palestras motivacionais – criticou a medida, dizendo que a maioria ainda não se recuperou psicologicamente.
– Não são problemas físicos, mas psicológicos.
Reygadas acrescentou que a ACHS deveria ter concedido a eles uma licença por “problemas psicológicos” – que não os impede de viajar – em vez de uma por “acidente de trabalho”.
– Com a licença de problemas psicológicos nós podemos sair para qualquer lugar, é como uma terapia, mas a ACHS não fez isso como uma forma de se desfazer do grupo.
Os 33 mineiros ficaram presos no dia 5 de agosto a 700 m de profundidade na mina San José, onde após 69 dias, em uma grande operação de resgate seguida por milhares de telespectadores em todo o mundo, chegaram à superfície.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
CCJ da Câmara aprova projeto que permite dono de terra usar força própria para expulsar invasor
O placar terminou com 39 votos favoráveis ante 15 contra
Terceiro envolvido em assassinato é preso em Corumbá
No dia do crime, policias militares prenderam duas mulheres envolvidas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.