Começaram há poucos minutos as comemorações do Dia da Independência em Dourados, cidade que foi devastada politicamente pela operação policial que colocou na cadeia o prefeito, o vice-prefeito, vários secretários municipais e nove dos 12 vereadores. Quase não há políticos na solenidade, e muitos manifestantes se preparam para o “Grito dos Excluídos”.

As solenidades foram mantidas por decisão do juiz que assumiu o cargo de prefeito, Eduardo Machado Rocha. No momento ocorre a tradicional cerimônia da “Chama da Pátria”, que fica acesa durante toda a Semana da Pátria e será apagada no final do dia. Os desfiles mantidos são apenas das instituições militares do município.

Próximo ao local, cerca de 200 manifestantes já se organizam para o “Grito dos Excluídos”, manifestação que ocorrerá em quatro pontos diferentes de Dourados. A concentração principal é na Rua Melvim Jones e durante a tarde estão programados shows musicais contra a corrupção.

A população comparece em peso no local dos desfiles. Entre os presentes alguns mostram cartazes contra os envolvidos no escândalo político.