Público do mundo inteiro transforma resgate de mineiros chilenos em espetáculo pela TV
Em todas as partes do mundo há alguem assistindo neste momento os trabalhos de resgate dos mineiros presos há 69 dias no fundo da terra após o desabamento de uma mina no deserto do Atacamana, norte do Chile.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em todas as partes do mundo há alguem assistindo neste momento os trabalhos de resgate dos mineiros presos há 69 dias no fundo da terra após o desabamento de uma mina no deserto do Atacamana, norte do Chile.
Em todas as partes do mundo há alguem assistindo neste momento os trabalhos de resgate dos mineiros presos há 69 dias no fundo da terra após o desabamento de uma mina. Televisões de vários países transmitem ao vivo desde a madrugada desta quarta-feira (13), o içamento dos trabalhadores por um buraco feito no deserto do Atacamana, norte do Chile.
Segundo dados da televisão estatal chilena, aproximadamente um bilhão de espectadores estavam acompanhando as imagens quando o mineiro Florencio Ávalos, primeiro resgatado, foi retirado com sucesso das profundezas da mina San José.
Além da audiência de gente comum, chefes de Estado e a imprensa internacional centraram as atenções no episódio, que se torna um dos mais espetaculares resgates já documentados.
Os trabalhadores, que chegaram a ser considerados mortos, avisaram que estavam vivos com um bilhete que colaram em uma sonda de perfuração usada nas operações de busca 17 dias após o acidente que prendeu os 33 homens. “Estamos bem no refúgio, os 33”, dizia o aviso.
Desde então, os trabalhos de resgate com a perfuração de três túneis se tornaram atração mundial.
Segundo a agência internacional AFP, desde a BBC até a principal rede de televisão do Japão, transmitiram imagens da operação ao vivo. Os comentaristas ocupam o tempo dos expectadores com discussões que vão desde as complicações de saúde que os mineiros poderiam sofrer até o futuro que os 32 chilenos e um boliviano devem ter a partir de agora.
Em Washington, o presidente americano, Barack Obama, emitiu uma declaração dizendo que também estava acompanhando o destino dos 33 homens, que bateram recorde de sobrevivência debaixo da terra. “Nossos pensamentos e orações estão com os valentes mineiros, suas famílias e os homens e mulheres que têm trabalhado tão duro para resgatá-los”, declarou a Casa Branca em comunicado estrategicamente divulgado em inglês e espanhol.
Na América Latina, a operação de salvamento também domina o noticiário e os sites jornalísticos que também transmitem ao vivo cada momento do resgate. Cerca de 2.000 jornalistas da imprensa local e internacional montaram acampamento nas imediações da mina e noticiam cada movimento das operações. Até este momento já foram resgatados 26 mineiros.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Operário e Costa Rica disputam final do Estadual Feminino no próximo sábado
Final do Estadual Feminino no próximo sábado (14) no Estádio Jacques da Luz
Vendas de veículos financiados crescem 12,4% em novembro
No acumulado do ano até novembro, as vendas financiadas de veículos somaram 6,5 milhões de unidades
Assembleia homenageia descendentes italianos de MS
Em dia 3 de janeiro de 1874, 388 italianos embarcaram no navio La Sofia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.