PT barra pedido de deputado para trocar sessão por audiência
A bancada do PT barrou nesta manhã a intenção do deputado estadual, Paulo Corrêa (PR), de transformar a sessão plenária do próximo dia 23, quinta-feira, em audiência pública para discutir a reprodução de Javalis na região Sul do Estado. A substituição de sessões ordinárias nas quais se votam propostas e se debatem assuntos de interesse […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A bancada do PT barrou nesta manhã a intenção do deputado estadual, Paulo Corrêa (PR), de transformar a sessão plenária do próximo dia 23, quinta-feira, em audiência pública para discutir a reprodução de Javalis na região Sul do Estado.
A substituição de sessões ordinárias nas quais se votam propostas e se debatem assuntos de interesse da sociedade por solenidades, audiências e eventos festivos está proibida desde a aprovação de uma resolução que modificou o regimento da Casa de Leis em 2009.
Porém, há uma brecha que possibilidade de substituição. Por acordo de lideranças, o requerimento pode ser votado em plenário. Se a maioria dos deputados concordar, a sessão pode se transformar em solenidade ou audiência. Ocorre que o PT não aceitou acordo de lideranças para que o requerimento fosse votado em plenário.
Líder do PT, o deputado Amarildo Cruz disse que o PT não faria acordo de lideranças. “Somos contrários. Aprovamos uma resolução que impede trocar sessões por outras atividades. No horário da sessão tem que ter sessão. Nós queremos a sessão”, disse.
Com a negativa do PT, a deputada estadual Celina Jallad (PMDB) que presidia a sessão determinou que fosse arquivado o requerimento que pedia a realização da audiência pública.
O perigo dos Javalis
A assessoria do deputado Paulo Corrêa esclareceu que a audiência foi solicitada em razão da reprodução de Javalis na região de Rio Brilhante alcançando municípios de Nova Alvorada do Sul, Douradina e Japorã. A ideia era discutir a possibilidade de liberação para os proprietários rurais cassarem os Javalis. Os animais estariam destruindo as plantações. Alguns já teriam amargado perda de 3%.
Cálculos estimados apontam que a região já estaria tomada por 50 mil javalis. O animal tem 1m5 de altura e pesa cerca de 200 quilos. A preocupação é que os Javalis comecem a atacar os seres humanos.
Solenidade em vez de trabalho
A última vez em que deputados trocaram uma sessão por solenidade foi em 17 de junho. Os trabalhos foram substituídos por uma sessão solene em homenagem à Semana da Cultura Japonesa. O autor do requerimento foi o deputado estadual Akira Otsubo, líder do PMDB na Casa de Leis.
A própria votação do requerimento, aliás, gerou controvérsias na época. Na ocasião, o deputado Akira garantiu que o documento fora aprovado por unanimidade no plenário da Casa em maio.
Ocorre que enquete feita pelo Midiamax não encontrou nenhum deputado que admitisse ter aprovado tal requerimento, o que levantou suspeitas de que os parlamentares tivessem votado o documento sem que soubessem o que estavam fazendo. Relembre o caso na notícia relacionada.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.