A Polícia Militar contabilizou 2.278 inscritos que vão realizar a prova escrita para a promoção ao cargo de sargento no próximo domingo (24). Os policiais militares estarão concorrendo a 60 vagas dentro da modalidade Habilitação por Processo de Seleção. Outros 150 policiais militares serão promovidos por tempo de serviço.

O edital com a lista dos inscritos para a prova escrita foi publicado no último dia 14, no Diário Oficial do Estado. A prova escrita começa às 8 horas da manhã até às 12 horas. O candidato deverá comparecer no local de realização de sua prova com o documento oficial de identidade utilizado na sua inscrição e também com caneta esferográfica de tinta cor preta ou azul.

Os inscritos foram ensalados em dois locais de prova na Capital: Escola Estadual Joaquim Murtinho, que fica na Avenida Afonso Pena, 2.445 e no Colégio Mace, localizado na Travessa Iria Loureiro Viana, 47, entre a Rua 26 de agosto e Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Após a prova escrita, que habilita o policial por mérito intelectual, os candidatos passam por avaliações médica e física. Concorrem às vagas oferecidas os policiais militares integrantes dos cargos de soldado e cabo da PM. São candidatos estáveis no serviço público, com mais de três anos de serviço. As vagas serão preenchidas de acordo com o quantitativo e a ordem de classificação obtida na prova escrita.

A previsão é que a formação dos novos sargentos comece em meados do mês de dezembro no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap).

Valorização

O diretor de ensino da Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Altino, explica que a promoção ao cargo de sargento seja por processo seletivo ou por tempo de serviço significa uma conquista e valorização dos policiais militares. “Primeiro ponto é o respeito desta administração pelas diretrizes para esta promoção. Com este incentivo do Governo há uma disputa por méritos e oportunidade de progredir na carreira. É importante para a instituição também que garante quadros para policiais melhores preparados”, ressalta.