O projeto Florestinha deve iniciar as atividades de 2010 a partir do dia 8 de fevereiro. Neste período, os pais interessados em matricular os filhos para participarem das ações do projeto devem procurar a sede do Florestinha, localizado no Parque Cônsul Assaf Trad, na avenida de mesmo nome, na saída para Cuiabá, ao lado do residencial Alphaville.

Para fazer a pré-inscrição no projeto os pais devem levar um documento da escola frequentada pelo filho, um documento de identificação do aluno e um comprovante de residência. O Florestinha atende 55 garotos, com idade entre 12 e 15 anos da região dos bairros Nova Lima, Jardim Colúmbia e Jardim Anache, entre outros.

Os jovens patrulheiros ambientais frequentam a escola no período da manhã e durante a tarde seguem para o projeto. Lá, eles recebem alimentação, têm aulas de espanhol, teatro e aprendem sobre o meio ambiente. Além disso, recebem acompanhamento escolar para aumentar o rendimento nas aulas.

O projeto é administrado pela Polícia Militar Ambiental (PMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande (SAS).c