O projeto educacional Traje (Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-grandense) começa na próxima segunda-feira no colégio Oswaldo Cruz.

Os alunos entre 15 e 17 anos com distorção de idade e ano de escolaridade e aqueles que forem analfabetos terão, a partir de agora, uma escola especifica que atenderá todas as suas necessidades e ainda prepará-los para o mercado de trabalho.

As inscrições estão abertas e a expectativa é atender aproximadamente mil alunos. Para ingresso é exigido que o candidato tenha 15 anos completos. O tempo de duração é de três anos para o jovem que for analfabeto. Caso tenha cursado os anos iniciais do Ensino Fundamental, ele poderá concluir o Traje em dois anos.

Segundo a assessoria da prefeitura, o diferencial da proposta é que o aluno terá em seu currículo atividades diversificadas voltadas para a arte, cultura e esporte. O aluno terá para sua preparação para o mundo do trabalho as disciplinas de desenvolvimento social (lazer e recreação), entretenimento (organização de eventos e cultura) e informática (sistemas operacionais e designer gráfico). Os professores do Traje passaram por uma seleção e formação antes do início das aulas.

Uma das metas do projeto é elevar o nível de escolarização dos jovens estudantes, por meio da conclusão do ensino fundamental.