De acordo com a entidade, o indicador de produção industrial avançou de 53,4 pontos, em julho, para 55,1 pontos no mês passado

A produção industrial acelerou em agosto, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o indicador de produção industrial avançou de 53,4 pontos, em julho, para 55,1 pontos no mês passado.

A sondagem industrial da CNI foi realizada entre 31 de agosto e 21 de setembro com 1.603 empresas, das quais 900 pequenas, 483 médias e 220 grandes. Os dados da pesquisa variam de zero a cem. Valores acima de 50 pontos indicam evolução ou expectativa positiva.

“O aumento da produção industrial em agosto foi mais disseminado, atingindo quase todos os setores da indústria de transformação, ao contrário do que ocorrera em julho”, informa a Confederação Nacional da Indústria.  

O levantamento mostra que dos 26 segmentos pesquisados, apenas um (borracha) registrou queda na produção no mês passado, enquanto que, em julho, nove setores haviam assinalado declínio.

Capacidade instalada e estoques

O aumento da produção registrado em agosto elevou a utilização da capacidade instalada (UCI), que atingiu 51 pontos, ligeiramente superior ao usual nos meses de agosto, de acordo com a entidade.

Pelo segundo mês consecutivo, segundo a pesquisa, o nível de estoques ficou acima do planejado pelas empresas, com 51,4 pontos, diz a CNI.

“As grandes e médias empresas foram responsáveis pelo indicador de nível de estoque ficar acima do planejado. Ambas registraram 52,3 pontos, enquanto as pequenas empresas, no geral, não tiveram estoques indesejáveis, ao marcarem 49 pontos”, informou.