Geral

Produção de pólen é alternativa rentável para apicultor do MS

Apesar do grande espaço no mercado consumidor, a produção de pólen é pequena devido o desconhecimento de técnicas adequadas de produção. Com o objetivo de desenvolver os procedimentos necessários e estimular a produção de pólen como mais uma opção de geração de renda para o pequeno produtor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferece […]

Arquivo Publicado em 29/10/2010, às 18h37

None

Apesar do grande espaço no mercado consumidor, a produção de pólen é pequena devido o desconhecimento de técnicas adequadas de produção. Com o objetivo de desenvolver os procedimentos necessários e estimular a produção de pólen como mais uma opção de geração de renda para o pequeno produtor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferece na próxima semana, de 3 a 5 de novembro, em Amambai, o Curso de Produção de Pólen.

“A produção de pólen é considerada uma das mais rentáveis na apicultura”, enfatiza o educador do Senar/MS que irá ministrar o curso em Amambai, Gustavo Nadeu Bijos. Porém, segundo ele ainda não há produção suficiente para atender a demanda do mercado. No Brasil, existem duas empresas registradas exclusivamente para o beneficiamento do pólen: uma no sul da Bahia e outra em Sergipe.

Para a retirada do pólen é preciso adaptar um pequeno equipamento, que recolhe o produto na hora em que a abelha entra na colméia onde ocorre a produção do mel. Durante o curso, os alunos irão aprender desde a seleção e o preparo dos enxames para a produção de pólen, até o processo de colheita, secagem e armazenamento do pólen processado.

O curso é voltado para quem já é apicultor, em especial para os que fazem parte da Cooperativa agroindustrial de Amambai. Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, não ser alérgico a picada de insetos e possuir conhecimentos básicos em apicultura.

Rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, o pólen das flores coletado pelas abelhas ajuda a combater o envelhecimento e a recuperar energias. Alguns estudos indicam que o uso do alimento das abelhas diariamente ajuda a manter o equilíbrio físico-psicológico do organismo, funcionando como suplemento alimentar, indicado também nas mais variadas disfunções.

Jornal Midiamax