O país deve produzir na safra deste ano 47,2 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado, segundo projeção divulgada hoje (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse total representa 19,6% ou 7,73 milhões de sacas a mais do que na safra de 2009, quando 39,47 milhões de sacas foram produzidas.

De acordo com a Conab, esse crescimento se deve às condições climáticas favoráveis e também a uma característica do café, que costuma apresentar safras melhores de dois em dois anos.

A área cultivada total no país deve apresentar redução de 22,8 mil hectares e chegar a 2,29 milhões de hectares na safra deste ano.

O maior acréscimo está previsto para a produção do café arábica, estimada em 36,04 milhões de sacas este ano – um aumento de 24,9% na comparação com a safra anterior. A produção do café robusta deve atingir 11,16 milhões de sacas, uma alta de 5,2%.

A produção deve diminuir no Espírito Santo (958 mil sacas a menos) e na Bahia (redução de 25,2 mil sacas), por causa da falta de chuvas. Mas a queda nesses estados deve ser compensada pelos ganhos em Minas Gerais e São Paulo, segundo a Conab.