No dia 15 de outubro (sexta-feira), às 20h30, no terraço do Memorial da Cultura, acontece o encontro de Clubes de Astronomia e a “Star Party” (festa astronômica), a primeira de Mato Grosso do Sul. Os eventos serão realizados durante o 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X Erea), que acontece pela primeira vez no Centro-Oeste.

Mato Grosso do Sul possui cinco clubes de astronomia: dois em Campo Grande (Carl Sagan e Alpha da Hydra) e três em Dourados (Clube da UEMS, Clube de Dourados e Próxima Centaury). O professor do Departamento de Física da UFMS e um dos organizadores do X Erea, Rodolfo Langhi, diz que o Encontro dos Clubes de Astronomia servirá para socializar os membros e reunir forças para trabalhos em conjunto. “Um dos incentivos do Erea é a formação de mais clubes. Cada clube também ganhará uma luneta [galileoscope], se participar da oficina de montagem dela”, explica.

Uma “Star Party” ou “Festa Astronômica” é uma reunião noturna de pessoas que amam a astronomia, para realizarem observações do céu em conjunto. “Este tipo de atividade é muito comum em outros países, quando astrônomos amadores levam seus telescópios em locais afastados das cidades para que cada um tenha uma experiência diferente de observação do céu através de outros tipos de telescópios das outras pessoas. Esta troca de experiência tem sido muito rica. Já ocorreram outras ‘star party’ no Brasil, mas creio que em MS esta seja a primeira”, afirma Rodolfo.

No site do evento (www.erea.ufms.br) há um texto de divulgação da “Star Party”, convidando todos da população e participantes do evento para trazer os seus próprios telescópios, lunetas, binóculos, e demais instrumentos astronômicos “para uma rica reunião de experiência e oportunidades de conhecer diferentes aparelhos de observação astronômica. Aqueles que não possuem nenhum instrumento também estão convidados!”