Prévia do IPCA aponta deflação em julho
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou deflação de 0,09% em julho, anta a taxa de 0,19% do mês anterior, conforme divulgou hoje (20) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse resultado, porém, de janeiro a julho o índice acumula alta de 3,26%, maior que a registrada no mesmo período […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou deflação de 0,09% em julho, anta a taxa de 0,19% do mês anterior, conforme divulgou hoje (20) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse resultado, porém, de janeiro a julho o índice acumula alta de 3,26%, maior que a registrada no mesmo período de 2009.
O IPCA-15 mede a variação de preços nas contas de quem ganha de um a quarenta salários mínimos nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no município de Goiânia e no Distrito Federal, entre o dia 15 de um mês e o dia 15 do mês subsequente. O índice é uma prévia do IPCA, referência que o Banco Central utiliza para fixar as metas de inflação.
Segundo o IBGE, em julho, a taxa foi influenciada pela desaceleração nos preços dos alimentos, que seguem em trajetória de queda. Em junho o recuo foi de –0,42% e, em julho, de –0,8%. Os dados do IBGE mostram que de um mês para o outro, os preços que mais caíram foram os da batata-inglesa (-16,48%), do tomate (-14,94%), da cebola (-13,08%), da cenoura (-10,32%), do açúcar refinado (-5,27%) e do leite pasteurizado (-4,49%). Já o custo para comer em restaurantes subiu 0,95% de junho para julho.
Os preços dos produtos não-alimentícios ficaram, em média, 0,12% mais caros, taxa bem inferior à de 0,37%, registrada em junho. Segundo o IBGE, a desaceleração foi conseqüência da queda nos preços dos automóveis novos (-1,16%) e usados (-2,22%), e do litro da gasolina (-0,53%) e do álcool (-3,15%). Também recuaram as tarifas de ônibus urbanos (-0,18%) e os artigos de vestuário (-0,15%).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.