A traficante Sandra Helena Ferreira Gabriel, conhecida como Sandra Sapatão, foi presa em 28 de novembro, durante a megaoperação da polícia no Rio de Janeiro. Ela é a única mulher atualmente em um presídio federal de segurança máxima. Outras cinco já passaram pelo sistema desde 2007.

Sandra foi localizada no Jacarezinho, no Subúrbio do Rio, e levada para o Complexo Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. De lá, ela  foi transferida, sob forte esquema de segurança, para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no dia 3 de dezembro.

Ela é considerada uma das principais traficantes do Jacarezinho e era uma das pessoas mais procuradas pela polícia do Rio de Janeiro. Segundo Sandro Torres Avelar, diretor geral do Departamento Penitenciário Federal (Depen), a detenta recebe um tratamento especial e fica separada dos homens em um bloco. “Neste bloco está a Sandra e alguns presos homens que receberam o benefício da delação premiada. Mas ela não tem contato com esses presos, pois toma banho de sol separadamente dos demais.”

Delação premiada em Campo Grande

Campo Grande é a única unidade federal que tem um espaço destinado para abrigar os presos relacionados a delação premiada. “No caso dela, ela só tem contato com agentes penitenciários do sexo feminino. A legislação de execuções penais não dispõe sobre uma possível proibição de presas no sistema”, disse Sandro.

Visita íntima

O diretor geral do Depen disse que Sandra está no período de isolamento. “Neste mesmo momento é feita a triagem de parentes e outras pessoas que queiram visitá-las na unidade. Visita íntima ela só terá direito se houver comprovação de que ela vivia maritalmente antes de ser presa ou com a apresentação de registro em cartório de união estável.”

Outras mulheres

A primeira mulher a ficar presa no Sistema Penitenciário Federal de Segurança Máxima foi Vilma dos Santos Machado. Ela foi recolhida em 1º de julho de 2007, na unidade de Campo Grande, por suposto envolvimento em tráfico de seres humanos. Ela foi liberada em 7 de julho do mesmo ano. Junto com ela foi presa Luciana dos Santos Machado, que foi investigada pelos mesmos crimes. Ela também foi liberada no mesmo dia.

A terceira mulher a ficar detida no sistema foi Carmem Gloria Quinancio Guimarães, que foi levada para a Penitenciária de Catanduvas, no Paraná, em 29 de agosto de 2008. Ela foi liberada em 10 de outubro do mesmo ano.

Maria Lili Azogue Dourado de Souza ingressou na unidade de Porto Velho, em Rondônia, em 25 de junho de 2009, sendo libertada em 2 de setembro do mesmo ano.

A quinta a ficar presa no sistema foi Fabiana Barbosa Cabral. Ela entrou na unidade de Campo Grande em 10 de novembro deste ano e foi solta em 26 do mesmo mês.