Prefeitura de Itaquiraí exonera servidores por falta de verba

A prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), disse ontem (1º) que devido à baixa na arrecadação teve que demitir mais de 20 pessoas lotadas em cargos comissionados e dezenas de servidores públicos municipais contratados (número não divulgado, mas que pode chegar ao máximo de 200). Sandra contou que as dificuldades foram detectadas desde dezembro, quando […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), disse ontem (1º) que devido à baixa na arrecadação teve que demitir mais de 20 pessoas lotadas em cargos comissionados e dezenas de servidores públicos municipais contratados (número não divulgado, mas que pode chegar ao máximo de 200).

Sandra contou que as dificuldades foram detectadas desde dezembro, quando ela e a gerente de finanças – Mauritânia Dalmolin, notaram o impacto causado com a inauguração da creche Marlene Kamura, que impactou a flha em 60 mil para o pagamento de 43 servidores municipais, sem contar as despesas de manutenção e o investimento em materiais pedagógicos e produtos utilizados no auxílio do cuidado às crianças.

Só em horas-extras referentes a este exemplo citado, que consumia R$ 6,5 mil para o pagamento aos servidores públicos que foram deslocados para evitar algumas contratações da unidade de educação infantil, que exigiu a contratação de 46 funcionários, dos quais 24 professores e 22 servidores administrativos.

O outro exemplo citado como fator de impacto sobre o balanço de receitas e despesas da Prefeitura de Itaquiraí foi a implantação dos quatro novos assentamentos na área de 19 mil hectares da antiga fazenda Santo Antônio, que exigiu aumento de gastos com saúde, educação (incluindo o transporte escolar).

CORTES ATÉ 2011

A prefeita Sandra Cassone contou que sentiu muito ter que demitir pessoas de valor dos quadros de funcionários, como é o caso uma coordenadora de políticas públicas para as mulheres, que pretende readmitir a partir de 2011, quando pretende afrouxar as duras medidas que está adotando para enxugar a máquina administrativa.

Ela disse também que setores como o Desenvolvimento Econômico devem trabalhar com o mínimo possível de pessoas, e no setor onde havia quatro trabalhadores, hoje há apenas um.

Estão cortados os pagamentos de horas-extras e as gratificações de função de 60 a 100% estão reduzidas para 30%, até o final de dezembro. Neste mês, é atrasado em alguns dias o pagamento para a prefeita, para o vice, gerentes municipais e para os contratados, que devem receber na próxima semana. A Prefeitura de Itaquiraí geralmente paga salários dentro do mês trabalhado (entre os dias 25 e 30).

Também estão sendo adotadas diversas medidas de contenção de despesas, para reduzir o custeio da máquina pública da Prefeitura de Itaquiraí, atingindo serviços de saúde, a educação, os serviços realizados pela Gerência de Obras, entre outras decisões.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados