Por unanimidade, Assembleia manda Celina Jallad para o TCE
Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram hoje o projeto de decreto legislativo 007/10 que oficializou a indicação da deputada estadual Celina Jallad (PMDB) para a vaga de conselheira no TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). Ela que será a primeira mulher a figurar entre os conselheiros da Corte de Contas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram hoje o projeto de decreto legislativo 007/10 que oficializou a indicação da deputada estadual Celina Jallad (PMDB) para a vaga de conselheira no TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). Ela que será a primeira mulher a figurar entre os conselheiros da Corte de Contas toma posse até o dia 10 de dezembro.
Celina assume a vaga deixada pelo conselheiro Osmar Dutra que obteve aposentadoria após completar 70 anos de idade. A votação foi secreta seguindo o que prevê o Regimento Interno da Casa de Leis. Agora, o próximo passo da Assembleia será convocar o suplente de Celina, Pastor Oliveira Assunção, do PMDB, para a vaga de deputado. Ele terá um mandato muito curto. A Casa entra em recesso no dia 20 de dezembro encerrando a atual Legislatura.
Durante entrevista antes da votação, Celina declarou-se ao mesmo tempo feliz e motivada pelos novos desafios e triste por deixar a casa que ocupou por 16 anos. A deputada afirmou que no Tribunal será recebida por uma equipe de inspetores efetivos que a acompanhará no trabalho de verificação da prestação de contas, atividade que – segundo Celina – não traz mistérios já que ocupou diversos cargos administrativos nos 40 anos de carreira política em Mato Grosso do Sul.
Na despedida, ela foi cumprimentada por todos os deputados e muitos funcionários da casa. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), quebrou o protocolo e fez uma homenagem emocionada a Celina Jallad, sua amiga de infância. Celina esperava pela indicação desde 2008 quando anunciou que encerraria a vida pública.
História
Em seu primeiro mandato, de 1995 a 1999, Celina Jallad conquistou a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa e foi eleita vice-presidente da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, sendo a primeira mulher a ocupar os cargos na história do Parlamento Sul-mato-grossense. Ela retornou para um segundo mandato na Assembléia Legislativa, de 1999 a 2003.
Em 2000, fez parte de Comissão Especial para Análise do Código do Contribuinte de Mato Grosso do Sul e da Comissão Especial de Reforma Constitucional (PEC 01/00). A partir de 2001, Celina Jallad passou a fazer parte da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente-MS e a presidir o Fórum Permanente da Mulher de Mato Grosso do Sul, além de presidir a Comissão de Representação para Acompanhamento da Aplicação de Recursos do FAT.
No mesmo ano, fez parte da composição da Comissão Temporária de Representação para Intermediar junto a Cassems, quando os parlamentares lutaram pela não suspensão do atendimento dos aposentados e inativos de MS. No biênio 2001/2002, assumiu a segunda vice-presidência.
Em 2002, Celina Jallad presidiu a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, oportunidade em que promoveu a audiência pública sobre a Política de Marketing para o Desenvolvimento do Turístico de Mato Grosso do Sul. Reeleita em 2002, retornou à Assembléia com 15.212 votos.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Prefeito sanciona emenda que modifica Lei Orgânica de Bataguassu
Promulgada no dia 22 de novembro, a emenda, publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da ASSOMASUL, já está em vigor.
Agetran divulga interdições de trânsito previstas neste fim de semana em Campo Grande
Interdições estão relacionadas aos eventos que serão realizados na Capital
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.