Por unanimidade, Assembleia manda Celina Jallad para o TCE

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram hoje o projeto de decreto legislativo 007/10 que oficializou a indicação da deputada estadual Celina Jallad (PMDB) para a vaga de conselheira no TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). Ela que será a primeira mulher a figurar entre os conselheiros da Corte de Contas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram hoje o projeto de decreto legislativo 007/10 que oficializou a indicação da deputada estadual Celina Jallad (PMDB) para a vaga de conselheira no TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). Ela que será a primeira mulher a figurar entre os conselheiros da Corte de Contas toma posse até o dia 10 de dezembro.

Celina assume a vaga deixada pelo conselheiro Osmar Dutra que obteve aposentadoria após completar 70 anos de idade. A votação foi secreta seguindo o que prevê o Regimento Interno da Casa de Leis. Agora, o próximo passo da Assembleia será convocar o suplente de Celina, Pastor Oliveira Assunção, do PMDB, para a vaga de deputado. Ele terá um mandato muito curto. A Casa entra em recesso no dia 20 de dezembro encerrando a atual Legislatura.

Durante entrevista antes da votação, Celina declarou-se ao mesmo tempo feliz e motivada pelos novos desafios e triste por deixar a casa que ocupou por 16 anos. A deputada afirmou que no Tribunal será recebida por uma equipe de inspetores efetivos que a acompanhará no trabalho de verificação da prestação de contas, atividade que – segundo Celina – não traz mistérios já que ocupou diversos cargos administrativos nos 40 anos de carreira política em Mato Grosso do Sul.

Na despedida, ela foi cumprimentada por todos os deputados e muitos funcionários da casa. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), quebrou o protocolo e fez uma homenagem emocionada a Celina Jallad, sua amiga de infância. Celina esperava pela indicação desde 2008 quando anunciou que encerraria a vida pública.

História

Em seu primeiro mandato, de 1995 a 1999, Celina Jallad conquistou a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa e foi eleita vice-presidente da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, sendo a primeira mulher a ocupar os cargos na história do Parlamento Sul-mato-grossense. Ela retornou para um segundo mandato na Assembléia Legislativa, de 1999 a 2003.

Em 2000, fez parte de Comissão Especial para Análise do Código do Contribuinte de Mato Grosso do Sul e da Comissão Especial de Reforma Constitucional (PEC 01/00). A partir de 2001, Celina Jallad passou a fazer parte da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente-MS e a presidir o Fórum Permanente da Mulher de Mato Grosso do Sul, além de presidir a Comissão de Representação para Acompanhamento da Aplicação de Recursos do FAT.

No mesmo ano, fez parte da composição da Comissão Temporária de Representação para Intermediar junto a Cassems, quando os parlamentares lutaram pela não suspensão do atendimento dos aposentados e inativos de MS. No biênio 2001/2002, assumiu a segunda vice-presidência.

Em 2002, Celina Jallad presidiu a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, oportunidade em que promoveu a audiência pública sobre a Política de Marketing para o Desenvolvimento do Turístico de Mato Grosso do Sul. Reeleita em 2002, retornou à Assembléia com 15.212 votos.

Conteúdos relacionados