População deve procurar o Posto de Identificação antes das férias

A procura pelo Posto de Identificação para a emissão de 1º e 2º vias do Registro Geral costuma ser maior durante o período das férias. Tendo em vista o período eleitoral que deixou a maioria dos postos da Capital lotados, para evitar o congestionamento o diretor do Instituto de Identificação, Celso José de Souza, alerta: […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A procura pelo Posto de Identificação para a emissão de 1º e 2º vias do Registro Geral costuma ser maior durante o período das férias. Tendo em vista o período eleitoral que deixou a maioria dos postos da Capital lotados, para evitar o congestionamento o diretor do Instituto de Identificação, Celso José de Souza, alerta: “O ideal é que a população procure os postos de identificação nesses meses que antecedem janeiro, antes do período das férias”, afirma o diretor.

Segundo Celso, no fim do ano e período das férias os postos ficam lotados pois a população costuma fazer matrículas escolares e procurar por viagens. “Além das matrículas, no fim do ano geralmente as pessoas procuram cruzeiros e viagens internacionais. Então para que haja fluidez no processo de aquisição da 1º via e solicitação da 2º, a população precisa se adiantar e procurar os postos o mais rápido possível”, lembra o diretor.

Celso explica sobre uma norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que pede para aqueles que pretendem viajar para o exterior que tenham a carteira de identidade dos últimos dez anos. De acordo com o diretor do instituto, só é permitida a viagem com a apresentação do Registro Geral.

Outra orientação do diretor é para que a população procure postos nos práticos da Capital. “Nós temos atendimento nos Práticos do Aero Rancho, Moreninhas, Guaicurus e Coronel Antonino, que fica próximo do terminal General Osório”, salienta. Ele ressalta ainda que o posto de identificação central atende todos os dias das 7 horas às 17h30, sem intervalo pra almoço. O posto está localizado na rua Aquidauana, no Centro da Capital.

O diretor do Instituto explica, ainda, que a média diária de atendimentos para aquisição de 2º via oscila de 300 a 500 atendimentos na Capital. A procura da população pelo posto de identificação da área central é maior. “Juntando a área central e os quatro práticos, os postos realizam 500 atendimentos por dia”, conclui Celso.

Procedimento

Para agilizar o atendimento, o cidadão precisa levar os documentos necessários com o comprovante de pagamento da guia emitida pela internet. Para emissão de primeira via da carteira de identidade e alteração de dados é necessária a certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia. Para a segunda via, são necessários os mesmos documentos com o boletim de ocorrência (em caso de extravio ou roubo da carteira de identidade). O custo para expedição da 1ª via do RG é de R$ 21,46 e R$ 58,66 para a 2ª via.

Conteúdos relacionados