Em apenas uma noite da “Operação Dia dos Finados”, realizada por policias da PMA (Polícia Militar Ambiental), cinco pescadores já foram autuados por pesca predatória. A fiscalizaçãocomeçou, por volta das 18h dessa sexta-feira, no rio Pardo e Anhaduí.

Policiais flagraram no rio Anhanduí, em Nova Andradina, Valdivino Rodrigues dos Santos, Airton Medeiros Pacheco, Fernando Nunes dos Santos e Mário Medeiros, todos moradores em Deodápolis, com petrechos proibidos. Com eles, estavam 30 anzóis de galho e 15 quilos de pescado. Cada um foi multado em R$ 1.100.

O quinto autuado, Antônio Alves da Silva, foi flagrado no rio Pardo, em Bataguassu, praticando pesca com redes, tarrafas e anzóis de galho. O pescador também estava com cinco quilos de peixes, um motor de popa e um barco. A ele foi aplicada uma multa de R$ 800.

Os pescados e todos os objetos foram apreendidos e encaminhados a PMA.

Os cinco pescadores responderão pelo crime ambiental, e se condenados, poderão ser penalizados com um a três anos de prisão.

Durante a operação os policias também retiraram dos rios quatro redes de pesca, dois espinhéis, e 80 anzóis de galho. Os proprietários destes petrechos não foram localizados.