Plano Nacional de Logística e Transporte será apresentado hoje na Capital

Nesta terça-feira (9), às 9 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Capital, acontece a apresentação do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), com destaque para Mato Grosso do Sul. O evento contará com a presença do governador André Puccinelli, do secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson […]
| 09/03/2010
- 14:48
Plano Nacional de Logística e Transporte será apresentado hoje na Capital

Nesta terça-feira (9), às 9 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Capital, acontece a apresentação do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), com destaque para Mato Grosso do Sul. O evento contará com a presença do governador André Puccinelli, do secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, do presidente da Fiems, Sergio Marcolino Longen, e do secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato. O PNLT remete ao futuro desenvolvimento econômico do País a médio e longo prazo para o setor.

Na ocasião, será apresentada a estratégia de execução de obras de infraestrutura e transportes, com enfoque para todos os modais – aeroportuário, hidroviário, rodoviário, portuário e ferroviário – considerando aspectos logísticos, a integração com o planejamento territorial, o respeito ao meio ambiente e a abordagem de projetos de nexo político voltados à redução de desigualdades regionais, à indução ao desenvolvimento, à integração continental e à segurança nacional.

O PNLT é um processo transparente e participativo, que conta com governos estaduais, suas áreas de planejamento e de transportes, setores produtivos – agricultura, indústria, comércio, turismo – operadores de transportes, construtores e usuários, visando projetos prioritários e estruturantes.

O PNLT serviu de embasamento para a formulação do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, das primeiras indicações de investimentos para o PPA 2012-2015 e dos ensaios de organização dos PPAs seguintes até 2023, quando se atinge o horizonte dos estudos socioeconômicos elaborados para este plano.

Multimodal

O conceito de Sistema de Transporte vai além do Sistema Viário, que é a rede física das vias, porque incorpora a integração entre os modais de transportes, visando à otimização dos custos e dispêndios de energia, o desenvolvimento regional, os operadores de transportes, os operadores multimodais e a remoção dos entraves e gargalos que prejudiquem os fluxos das riquezas no Estado. Conforme previsto no PPA/MS, a implantação do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Campo Grande e a ampliação das suas pistas farão parte do Complexo Logístico Intermodal de Campo Grande.

Visando acelerar o processo de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, o governo se compromete a viabilizar investimentos para ampliação e modernização da infraestrutura logística e de apoio aos setores produtivos. Para isso, considera que é fundamental buscar parceiros interessados em investir nos setores de transporte rodoviário, hidroviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário, como também na transmissão e distribuição de energia elétrica

Últimas notícias