Uma pesquisa conduzida pela empresa inglesa Essencial Research informa que 76% dos usuários de celular não usam acesso móvel à internet. Além disso, o relatório indica que há algumas barreiras que os impedem de fazer isso.

O estudo entrevistou 2.000 pessoas com idade acima de 16 vivendo no Reino Unido, e descobriu que, dentre outras coisas, apenas 10% dos telefones móveis acessam diariamente a internet.

Desconectados e desinteressados

De acordo com o estudo, 60% dos entrevistados disseram que seus telefones são incapazes de acessar a internet, e apenas 30% deles gostariam de mudar este fato.

Mesmo que a maioria dos telefones básicos oferecidos atualmente sejam habilitados para navegação na internet, o fato é que as pessoas acreditam que isso não seja fundamental, segundo observa o site ReadWriteWeb.

Dentre os pesquisados, quase 90% tinham, no mínimo, conectividade à internet GPRS.

Ainda segundo os dados, mais de 75% dos entrevistados disseram que a internet móvel é muito cara, enquanto 60% descartam os esforços de aprendizado para uso de um smartphone, achando que tal desempenho não valia a pena para eles.

Quem usa

A maioria dos usuários de internet móvel é jovem, rica e profissional urbana. Eles têm, em média, entre 16 e 34 anos, e renda anual de US$ 65 mil. Quase 75% dos usuários trabalham.

Os maiores condutores de uso da internet móvel são os sites sociais, como Facebook e Twitter: 70% dos usuários deste tipo de conexão acessam redes de relacionamento.

“O estudo parece contrastar o ‘hype’ em torno da internet móvel, e serve como um lembrete delicado de que, embora possamos nos cercar do fluxo tecnológico rico, ele ainda não é a norma para a sociedade. Há uma nítida diferença demográfica que utiliza a internet em seus celulares e, fora isso, ela continua sendo uma opção cara, inutilizável, e não disponível ao olhar popular”, afirma o ReadWriteWeb.