Pentágono comprou 9,5 mil cópias de livro para ocultar segredos
A rede “CNN” publicou neste domingo que o Pentágono comprou, para destruir, 9,5 mil exemplares da primeira tiragem das memórias escritas por um oficial aposentado, que, para autoridades do órgão, continham segredos de Estado. A “CNN” disse ter obtido a confirmação do Departamento de Defesa de que as cópias do livro “Operation Dark Heart” (“Operação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A rede “CNN” publicou neste domingo que o Pentágono comprou, para destruir, 9,5 mil exemplares da primeira tiragem das memórias escritas por um oficial aposentado, que, para autoridades do órgão, continham segredos de Estado.
A “CNN” disse ter obtido a confirmação do Departamento de Defesa de que as cópias do livro “Operation Dark Heart” (“Operação Coração Negro”, em tradução livre), escrito pelo tenente-coronel Anthony Shaffer, tinham sido destruídas em 20 de setembro.
“O Departamento de Defesa decidiu comprar as cópias da primeira tiragem porque continham informação que teria posto em perigo a segurança nacional”, disse à rede “CNN” a porta-voz do Pentágono, April Cunningham.
Em declarações à rede, o autor do livro mostrou-se contrário à decisão do Pentágono, da qual foi comunicado na última sexta-feira.
“Tudo isso goteja vingança. É ridículo que, em plena era digital, alguém compre 10 mil livros para silenciar uma história”, apontou.
O livro conta as lembranças de Shaffer como responsável pelas operações secretas realizadas no Afeganistão durante a gestão do último presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
No livro, Shaffer diz que o grande erro do Governo Bush foi não entender a cultura e a sociedade afegãs.
A editora do livro, “St. Martin’s Press”, já está preparando a segunda tiragem das memórias do oficial, que terão algumas mudanças solicitadas pelo Governo sob a alegação de que parte dos escritos de Shaffer é baseada em material restritivo.
Supostamente, o manuscrito contém atividades secretas desenvolvidas pela CIA, pela Agência de Segurança Nacional e pelo Comando Americano de Operações Especiais.
O advogado de Shaffer, Mark Zaid, no entanto, indicou que, antes de sua publicação, o livro foi revisado pelos superiores do autor, que deram autorização para tal.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.