Parque do Prosa volta a oferecer os passeios em dezembro

Os Passeios no Parque Estadual do Prosa com visitação ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) voltam a funcionar diariamente a partir do dia 1° de dezembro. De acordo com o gestor do Parque do Prosa, biólogo Pedro Menezes, o Prosa, que está em manutenção, se prepara para o período de férias. As trilhas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os Passeios no Parque Estadual do Prosa com visitação ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) voltam a funcionar diariamente a partir do dia 1° de dezembro. De acordo com o gestor do Parque do Prosa, biólogo Pedro Menezes, o Prosa, que está em manutenção, se prepara para o período de férias.

As trilhas foram suspensas há cerca de 30 dias por precaução devido ao desaparecimento da onça do Centro de Reabilitação. Segundo o biólogo, o passeio também foi suspenso por causa das reformas que se iniciaram há seis meses e que agora estão em fase de conclusão. “Estamos preparando o Parque e os passeios nas trilhas para o pessoal que vai aproveitar o período das férias. Aproveitamos a suspensão do passeio para agilizar algumas mudanças e reformas dentro do Parque”, explica o gestor.

Segundo Pedro, não há a possibilidade de risco para a população. “Esperamos que tudo aconteça normalmente. A preocupação existe, mas a possibilidade é quase nula”, afirma Pedro. De acordo com o coordenador do Cras, Élson Borges, o Centro continuará sendo visitado pelos alunos. “Não há possibilidade de que o animal ataque alguém. Fechamos o Centro, para preservar possíveis marcas para a averiguação”, afirma Élson. O Cras também estará aberto para a visitação nos passeios do Parque do Prosa.

Trilhas

Os passeios voltarão a ser feitos no período matutino e vespertino. Para quem quiser realizar as trilhas, o total permitido são duas turmas de 15 pessoas. Duas no período da manhã e três turmas à tarde. Nas terças, quintas e sábados ficam incluídas visitas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

“É importante lembrar que quem quiser realizar o passeio deve fazer o agendamento com antecedência, sempre um mês antes”, lembra o gestor do Parque. Para este lazer oferecido pelo Parque do Prosa é preciso tomar alguns cuidados, como: usar calça comprida e sapato fechado, passar repelente e estar devidamente imunizado contra febre amarela.

Os horários de saída para a visitação são às 8 horas, 8h30 e 13h30 e às 14 horas, na avenida Mato Grosso, na recepção do rio Prosa. Para o agendamento, ligar com antecedência no telefone (67) 3326-1370.
fácil acesso ao centro da cidade, seja ocupada por um grande número de residências e que não sirva para a especulação imobiliária.

“O que nós queremos é humanizar a área. Não basta colocar prédios inteligentes, de grandes empresas industriais ou comerciais. Nós temos é que colocar a população, com a construção de habitações.”

Para Marcio Fortes, é importante revitalizar terrenos hoje abandonados, próximos ao centro das grandes cidades, em vez de empurrar a população para a periferia, o que provoca um gasto maior de tempo e dinheiro com transporte. Ele apontou o caso das áreas ao longo da Avenida Brasil, na entrada do Rio, que já foram endereços de grandes fábricas, fechadas nas últimas décadas e que hoje estão abandonadas.

“Temos que discutir nas regiões metropolitanas a disponibilidade de terras. Quando há uma área já urbanizada, existe uma diminuição de custos com a infraestrutura. Fica mais fácil construir onde tem água, esgoto, rede elétrica e transporte. Facilita não só o investimento, como a vida do próprio cidadão.”

Conteúdos relacionados