Paralisação atinge cerca de 17 mil médicos-residentes no país
Cerca de 17 mil médicos-residentes em todo país entraram em greve hoje (17) para reivindicar reajuste de 38,7% no valor da bolsa-auxílio. Eles também querem o pagamento da décima terceira bolsa, além de auxílio-moradia, auxílio-alimentação, e o aumento da licença-maternidade de quatro para seis meses. De acordo com o presidente da Associação Brasiliense de Médicos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 17 mil médicos-residentes em todo país entraram em greve hoje (17) para reivindicar reajuste de 38,7% no valor da bolsa-auxílio. Eles também querem o pagamento da décima terceira bolsa, além de auxílio-moradia, auxílio-alimentação, e o aumento da licença-maternidade de quatro para seis meses.
De acordo com o presidente da Associação Brasiliense de Médicos Residentes, Cassio Rodrigues, no dia 13 de julho, eles entregaram um documento com as reivindicações aos ministérios da Educação e da Saúde, mas não não houve negociação.
“A nossa proposta é de 38% e não vamos aceitar o contrário. Isso já vem sendo debatido há algum tempo e agora não dá mais”, disse. Atualmente, os residentes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 1.916,45.
De acordo com o Ministério da Saúde, a proposta de reajuste de 20% no valor da bolsa a partir de 2011 só foi possível por meio do remanejamento de recursos de outros projetos dos órgãos financiadores.
De acordo com Ministério da Saúde, algumas reivindicações dos médicos-residentes, como o auxílio-moradia e o auxílio-alimentação, são de categorias trabalhistas e não devem ser consideradas já que eles ainda são estudantes em processo de formação profissional.
A médica-residente Renata Figueira, de 28 anos, destaca que as reivindicações não são somente por reajuste, mas também por condições melhores de trabalho. Segundo ela é comum os futuros médicos fazerem vários plantões, o que é desgastante. “Estamos aqui por uma causa justa. A causa da valorização e do reconhecimento da saúde pública”, completou.
Notícias mais lidas agora
- Servidores estaduais de MS terão quatro dias de folga nesta semana
- Homem é linchado por populares com tijolos após suspeita de estupro de menina em Campo Grande
- VÍDEO: Carro é destruído em incêndio a caminho de oficina no bairro São Francisco
- Membro de organização criminosa, traficante morre em confronto com a polícia em MS
Últimas Notícias
Claudinho Serra apresenta 4º atestado e completa oito meses com salário, mas sem pisar na Câmara
Vereador do PSDB ficou preso por 23 dias em abril por suspeita de corrupção e, desde lá, não retornou às atividades na Casa de Leis
Filho de Almir Sater revela estar praticando a Lei da Atração por motivo importante: ‘até o dia’
Saiba o que Gabriel Sater quer manifestar usando a Lei da Atração
Caminhonete furtada em São Paulo é abandonada em assentamento de Itaquiraí
Veículo estava sem as quatro rodas, próximo a uma área de mata
Vítima da ‘golpista do bocão’ em MS gasta mais de R$ 20 mil para retirar PMMA da boca
Esteticista chegou a pagar laudo participar para descobrir líquido injetado na boca em MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.