Geral

Palestra sobre robótica abre Workshop em Dourados

A palestra com o tema “Robótica e Controle – Novas Aplicações” abriu, ontem à noite (20/09), no auditório do Cetec Senai Dourados, o 4º Workshop Senai Automação, que prossegue até quarta-feira (22/09). Proferida pelo professor-doutor Clivaldo de Oliveira, da UFGD, a palestra destacou que a industrialização em Mato Grosso do Sul vem sofrendo transformações constantes […]

Arquivo Publicado em 21/09/2010, às 11h37

None

A palestra com o tema “Robótica e Controle – Novas Aplicações” abriu, ontem à noite (20/09), no auditório do Cetec Senai Dourados, o 4º Workshop Senai Automação, que prossegue até quarta-feira (22/09). Proferida pelo professor-doutor Clivaldo de Oliveira, da UFGD, a palestra destacou que a industrialização em Mato Grosso do Sul vem sofrendo transformações constantes e o Senai está acompanhando o ritmo da tecnologia, realizando atividades extracurriculares para os alunos de cursos ministrados na instituição e desenvolvendo ações direcionadas a empresários e técnicos que trabalham em indústrias.


“Nosso intuito é também o de aproximar os alunos dos cursos tecnológicos ao mercado de trabalho, funcionando como um elo entre o aprendiz e a indústria. Com propostas assim, evitamos trazer profissionais de outros Estados”, salientou o supervisor técnico na área de automação industrial e tecnologia de informação do Cetec Senai Dourados, Marcos Dias de Paula, completando que os cursos são direcionados para acadêmicos das áreas de engenharia, tecnologia, mecânica, eletrônica, computação, além de profissionais de indústrias que atuam nas áreas específicas.


Já o professor-doutor Clivaldo de Oliveira ressaltou que a importância da robótica nas indústrias é principalmente por conta da precisão na hora de operar qualquer maquinário, melhorando a qualidade do produto. “A automação atua na uniformidade na produção gerando melhor qualidade nos artigos fabricados, buscando a satisfação no produto finalizado”, afirmou, ressaltando que a robótica nas indústrias proporciona ainda autonomia para realizar tarefas sem a necessidade de interferência humana.


Um exemplo é o Robotino, desenvolvido pela Festo Automação e que, munido de câmeras e sensores, é programado para realizar com precisão diversas funções, acelerando assim a produtividade. Ainda conforme professor-doutor Clivaldo de Oliveira, outro fator importante a ser destacado é que a robótica atua também na redução do número de acidentes nas indústrias, por conta da precisão com que a máquina é programada para operar.


Segundo Gilberto Schaedler, gerente do Cetec Senai Dourados, eventos assim contribuem para a formação e capacitação de profissionais, o que torna as indústrias competitivas. “O Senai é provedor de soluções e nossa meta é proporcionar todos os recursos necessários para as indústrias acompanharem o desenvolvimento tecnológico em cada área de atuação”, analisou.


Há seis anos trabalhando no setor de recursos humanos da Inflex de Dourados, o técnico em automação Delvani Gonçalves de Oliveira está sempre procurando cursos para se atualizar. “Decidi fazer o workshop para facilitar o meu acesso a novas tecnologias, destacando as soluções na área de automação, podendo assim aplicar tudo que aprendo no meu dia-a-dia na indústria, melhorando assim meus recursos dentro da empresa”, disse.

Programação


Nesta terça-feira (21/09), paralelamente à programação do workshop, será realizada, pela manhã, a reunião técnica de automação industrial no Senai e, no período da tarde, prosseguem as mostras técnicas, sendo que às 13h30 têm início os cursos de redes industriais e inversores de freqüência. À noite, as 19h30, será a vez da palestra sobre redes industriais, também apresentada pelo engenheiro Eduardo Merlo, que abordará as redes industriais para automação, apresentando aos empresários e participantes tecnologia de interconexão e comunicação de máquinas industriais, como inversores de freqüência, controladores lógico-programáveis, terminais de válvulas, entre outros.


Na quarta-feira (22/09), prosseguem as mostras técnicas, sendo que às 13h30 será realizado o curso robótica móvel industrial e, às 14 horas, o curso de pesquisa de patentes. À noite, às 19 horas, será realizado o Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual e, paralelo à programação durante o período da tarde, a partir das 13 horas e também à noite, a partir das 19 horas, será realizado o 1º Concurso de Maquetes.


Também na quarta-feira (22/09), o Cetec Senai Dourados realiza a primeira edição da Expo Inova 2010, cuja programação inclui eventos nos períodos da tarde e da noite. Das 14 às 18 horas terá o curso de patentes com apresentação da Pesquisa Patentária para Projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) nas Empresas, enquanto, no mesmo dia, das 14 às 21 horas, será realizada a Mostra de Inovação com a exposição de produtos inovadores de empresas, instrutores e alunos do Cetec Senai Dourados.


Finalizando a primeira Expo Inova 2010, das 19 às 22 horas, será realizado o Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual, com a apresentação de cases de inovação nas empresas, linhas de fomento para inovação e representação do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no Estado. Já na quinta-feira e sexta-feira será a vez do 1º Workshop de Cooperação Internacional – Tendências e Tecnologia no Processamento de Carnes, que visa o fortalecimento da cadeia produtiva das carnes bovinas, aves e suínas na região.


Segundo o técnico de relações com o mercado do Cetec Senai Dourados, Marcos Sayama, o evento é resultado do esforço internacional em conjunto com uma organização francesa que realiza ações de cooperação científica e técnica para o desenvolvimento cultural e econômico, a ECTI (Echanges et Consultations Techniques Internationaux). “As atividades foram estruturadas de forma a favorecer um intercâmbio entre os participantes, sendo programadas palestras, oficinas e visitas técnicas conduzidas pelo especialista francês Jean Yves Rozé, que acumula mais de 30 anos de experiência em processamento de alimentos, e pelos técnicos do CPA (Centro de Processamento de Alimentos) do Cetec Senai Dourados”, detalhou.


A programação da manhã do workshop terá início às 8h30 com a apresentação dos temas cenário mundial de carnes e potenciais regionais e sistemas tecnológicos do processamento de carnes e derivados. Logo após pausa para o almoça, a partir das 13h30, os temas abordados serão inovação e a dinâmica tecnológica na indústria de carnes e derivados e sustentabilidade e perspectivas da indústria de carnes e derivados. Na sexta-feira (24/09), a partir das 8 horas, serão abordados os temas caminhos da certificação, gestão da segurança dos alimentos e tendências no consumo de alimentos processados, enquanto no período da tarde, das 13 às 17 horas, entrarão em discussão os temas comportamento do consumidor mundial de carnes e derivados e soluções em serviços técnicos e tecnológicos do Senai.

Jornal Midiamax