No último dia de reunião para discutir as Metas do Milênio, as Nações Unidas lançaram um plano bilionário para melhorar a saúde de mulheres e crianças nos próximos 5 anos.

Cento e noventa e um países num balanço do que foi feito no mundo para acabar com a pobreza, a fome, as doenças, e para promover a igualdade e a educação.

As metas do milênio foram criadas em 2000 para serem atingidas até 2015. Dois terços do tempo já se foram. Há conquistas, mas ainda há muito que fazer.

O que se discute na ONU, agora, é como agilizar o processo para o objetivo ser atingido em apenas 5 anos.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, anunciou a criação de um fundo de US$ 40 bilhões para a melhoria da saúde das mulheres e crianças, por exemplo.

Mas o presidente americano, Barack Obama, disse que apoio financeiro não é suficiente:
Durante muito tempo medimos nossos esforços pelo dinheiro, comida e remédio que enviamos, disse Obama. Mas isso não é desenvolvimento, é dependência. Temos que oferecer às nações e às pessoas um caminho para sair da pobreza.

Os ministros das Relações Exteriores das principais potências, reunidos na ONU, esperam negociar com o Irã uma solução para o programa de enriquecimento de urânio do país.

A pedido do governo brasileiro, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, está reunido neste momento com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.