A onça-pintada de oito meses de idade que fugiu na última sexta-feira (29) do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e está solta na reserva do Parque dos Poderes em Campo Grande ainda não foi encontrada. Segundo Vander Fabrício, coordenador de fauna e pesca, as buscas encerraram devido à chegada da noite, mas serão retomadas pela manhã.

Fabrício ainda tranquiliza a população, afirmando que o animal está bem alimentado e provavelmente não vai procurar comido nos próximos dias. “Acreditamos que a onça só vai querer se alimentar daqui uns 3 ou quatro dias, não há sinais de que ela atacou algum animal na região”, afirma.

Dois membros da ONG Pró-Carnívoro, especializadas neste tipo de animal, chegaram no final da tarde de hoje para auxiliar nas buscas. Com eles vieram cães farejadores treinados para encontrar onças.

As buscas deverão ser retomadas por volta das 6h de amanhã.

A fuga

De acordo com coordenador do Cras, Elson Borges, a onça fugiu por volta das 7 horas depois de ter se assustado com a investida de uma anta contra as grades da jaula onde ela estava. Depois da tentativa de ataque, a onça escapou por baixo das grades. O fato ocorreu quando um veterinário foi alimentar a onça com carne.

Para tentar encontrar a onça, cerca de 30 agentes ambientais estão mobilizados, além de dois mateiros e três cães perdigueiros. Toda a mata da região do Parque dos Poderes e do Parque das Nações está sendo vasculhada. Os passeios na reserva também foram suspensos.

Histórico

Há cerca de seis meses, a onça foi resgatada em Água Clara, e por isso perdeu a fase de amamentação. Atualmente ela está com 50 quilos e se alimenta com pelo 1 quilo de carne por dia. (com informações de Paulo Xavier)