Obama diz a Irã que diálogo ainda é possível

O presidente norte-americano Barack Obama renovou a oferta de diálogo e diplomacia de seu governo com Teerã neste sábado, um ano após sua proposta de um recomeço com o Irã fracassar na obtenção de resultados concretos. Obama, que se dirigiu aos iranianos em um novo vídeo que marca a observância do Nowruz –um festival que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente norte-americano Barack Obama renovou a oferta de diálogo e diplomacia de seu governo com Teerã neste sábado, um ano após sua proposta de um recomeço com o Irã fracassar na obtenção de resultados concretos.

Obama, que se dirigiu aos iranianos em um novo vídeo que marca a observância do Nowruz –um festival que comemora a chegada da primavera– tem prometido buscar sanções agressivas para evitar que o Irã obtenha uma arma nuclear.

“Estamos trabalhando com a comunidade internacional para responsabilizar o governo iraniano pela recusa de cumprir suas obrigações internacionais,” disse Obama na mensagem divulgada pela Casa Branca.

“Mas nossa oferta de contatos diplomáticos abrangentes e de diálogo permanece.”

O Irã, que tem se recusado a interromper seu programa de enriquecimento de urânio, nega a intenção de construir uma bomba atômica e diz que seu programa nuclear tem como objetivo a geração de energia elétrica.

Durante seu primeiro ano de governo, Obama destacou o Nowruz com uma mensagem inédita oferecendo ao Irã um “novo começo” de envolvimento diplomático com os Estados Unidos.

Mas Teerã esnobou o gesto e as relações pioraram ainda mais quando as autoridades iranianas fecharam o cerco aos oposicionistas após uma disputada eleição presidencial em junho.

“Estamos familiarizados com suas queixas passadas e temos as nossas também, mas estamos preparados para ir adiante. Sabemos o que vocês não aceitam; agora nos digam o que querem,” disse ele.

Conteúdos relacionados