OAB: MEC insulta cultura do Brasil ao banir obra de Monteiro Lobato
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, cobrou hoje (04) que o Ministério da Educação reveja imediatamente a decisão de banir das escolas públicas brasileiras a leitura do livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, por considerá-lo racista. “O Ministério da Educação precisa rever essa decisão e deve desculpas ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, cobrou hoje (04) que o Ministério da Educação reveja imediatamente a decisão de banir das escolas públicas brasileiras a leitura do livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, por considerá-lo racista.
“O Ministério da Educação precisa rever essa decisão e deve desculpas ao País, não sendo aceitável que apresente uma mera justificativa”, afirmou Ophir ao discursar na solenidade de entrega do prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, na sede da OAB Paraná, em Curitiba. Na ocasião, Ophir ministrou palestra sobre “Liberdade de Expressão no Estado Democrático de Direito”.
Ophir mostrou-se indignado em razão do conteúdo da obra que retrata as aventuras de Narizinho, Tia Anastácia, Dona Benta, Emília e o Visconde de Sabugosa ter sido considerado preconceituoso e racista. “Nós que nos sentimos filhos literários do autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo, cuja sensibilidade indicou que um País se faz com homens e livros, não podemos aceitar tamanho absurdo”, afirmou o presidente da OAB para a platéia de advogados e jornalistas. “É um duplo insulto: à cultura nacional e à memória de um grande brasileiro”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Após nota de repúdio do CRO-MS, dentista pede liberação na Justiça para fazer procedimentos proibidos
Caso veio à tona na quinta-feira (12) após uma das vítimas registrar boletim de ocorrência contra ela
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.