O número de modelos convocados para mais de um recall neste ano chegou a 11 após dois chamados para motos BMW nesta semana, superando o de 2009, quando foram seis os veículos “reconvocados”. A lista de 2010 é composta pelo hatch Peugeot 207, o Peugeot 307 (versões hatch e sedã), o crossover Volvo XC60, o cupê Volvo C30, a Mercedes-Benz Sprinter (versões furgão, van e chassi), a moto BMW R1200 GS Adventure e agora as motos K1200 GT, K1300 GT, K1300 R, K1300 S e F650 GS, também da fabricante alemã.
Fora o XC60 e o Peugeot 207, chamados em quatro ocasiões cada, os demais modelos da lista foram convocados duas vezes cada um em 2010. No caso do C30, o primeiro recall neste ano, em fevereiro, envolveu apenas uma unidade. Confira abaixo detalhes sobre esses recalls.
VEJA MODELOS COM MAIS DE 1 RECALL NO ANO (clique no mês para mais detalhes) | ||
---|---|---|
Peugeot 207 hatch | Abril – Problema: má conexão da tubulação de alimentação de combustível ao reservatório do sistema de partida a frio (tanquinho), que pode provocar dificuldades da partida do veículo quando frio e vazamento de combustível, com risco de incêndio – Ano/modelo: 2009 e 2010 Julho Setembro Novembro |
|
Volvo XC60 | Fevereiro – Problema: possibilidade de desprendimento do cinto de segurança do motorista e do passageiro dianteiro em caso de impacto lateral – Ano/modelo: 2009 e 2010 Outubro Novembro Novembro |
|
Peugeot 307 (hatch e sedã) | Fevereiro – Problema: atualização no programa de gestão de faróis, pela possibilidade de falha na identificação da posição do comando do acendimento dos faróis, que pode provocar um apagamento pontual dos faróis sem a solicitação (comando) do condutor – Ano/modelo: 2008 e 2009 Outubro – Problema: o mesmo de fevereiro; a montadora afirma que o conserto anterior pode não ter sido bem feito – Ano/modelo: 2008 e 2009 |
|
Volvo C30 | Fevereiro – Problema: materia da mangueira da caixa de transmissão automática, em seu sistema de retorno, não foi vulcanizado de acordo com as especificações do fabricante, podendo levar à ruptura – Ano/modelo: 2010 (apenas 1 unidade convocada) Novembro |
|
Mercedes-Benz Sprinter | Junho Problema: desgaste excessivo do cabo de freio de estacionamento, que pode levar à quebra e, consequentemente, a acidentes Ano/modelo: 2009 Julho |
|
BMW R1200 GS Adventure | Maio – Problema: vazamento de fluido dos dutos do freo dianteiro, que pode provocar a perda de pressão e, eventualmente, falha no freio – Ano/modelo: 2006 a 2008 Maio |
|
BMW K1300 R, K1300 S (foto) e K1300 GT |
Abril – Problema: ativação involuntária do interruptor de emergência do motor, o que pode ocasionar o desligamento – Ano/modelo: 2008 e 2009 Dezembro
|
|
BMW K1200 GT | Maio Problema: vazamento de fluido dos dutos Ano/modelo: 2006 a 2008 Dezembro |
|
BMW F 650 GS | Junho – Problema: possibilidade de ruptura da corrente de transmissão – Ano/modelo: 2008 e 2009 Dezembro |
O levantamento não conta como “repetição” o recall do Honda Fit e o do New Fit, por se tratarem de diferentes gerações. O mesmo acontece no caso da picape Nissan Frontier e da Nova Frontier, envolvidas em um recall cada neste ano.
No ano passado, os seis veículos alvos de mais de um recall foram Citroën C3, convocado quatro vezes, a moto Honda CG Fan 125, o Mitsubishi Outlander e os Volvo S80, XC70 e XC60, estes últimos com dois chamados cada um.
“Recall do recall”
Entre os “rechamados”, apenas o Peugeot 307 hatch e sedã foi convocado mais de uma vez no ano por causa do mesmo problema. No caso, falha no programa eletrônico de gestão dos faróis. O defeito motivou recall para essas versões em fevereiro último. Em outubro, a montadora fez o “recall do recall”. A Peugeot disse que o conserto pode não ter sido bem realizado da primeira vez.
O número de convocações em 2010 é recorde. A marca anterior foi registrada no ano passado, com 43 recalls, montante que foi superado em outubro de 2010. Este ano que já registra 63 chamados, envolvendo 1,43 milhão de unidades.