O número de modelos convocados para mais de um recall neste ano chegou a 11 após dois chamados para motos BMW nesta semana, superando o de 2009, quando foram seis os veículos “reconvocados”. A lista de 2010 é composta pelo hatch Peugeot 207, o Peugeot 307 (versões hatch e sedã), o crossover Volvo XC60, o cupê Volvo C30, a Mercedes-Benz Sprinter (versões furgão, van e chassi), a moto BMW R1200 GS Adventure e agora as motos K1200 GT,  K1300 GT, K1300 R, K1300 S e F650 GS, também da fabricante alemã.

Fora o XC60 e o Peugeot 207, chamados em quatro ocasiões cada, os demais modelos da lista foram convocados duas vezes cada um em 2010. No caso do C30, o primeiro recall neste ano, em fevereiro, envolveu apenas uma unidade. Confira abaixo detalhes sobre esses recalls.

VEJA MODELOS COM MAIS DE 1 RECALL NO ANO (clique no mês para mais detalhes)
Peugeot 207 hatch
Abril
– Problema: má conexão da tubulação de alimentação de combustível ao reservatório do sistema de partida a (tanquinho), que pode provocar dificuldades da partida do veículo quando frio e vazamento de combustível, com risco de incêndio
– Ano/modelo: 2009 e 2010

Julho
– Problema: falha no alinhamento de direção, com possibilidade de desgate não uniforme dos pneus, barulhos na suspensão dianteira, eventualmente perda de controle direcional e, consequentemente, perda de direção
– Ano/modelo: 2009

Setembro
– Problema: erro na aplicação do torque de aperto dos parafusos da fechadura do capô, com possibilidade de ruídos e, em casos extremos, soltura da fechadura e risco de acidente
– Ano/modelo: 2009 e 2010

Novembro
– Problema: não conformidade da bomba de direção hidráulica que pode levar a  endurecimento da direção e, em casos raros, vazamento do fluido, podendo causar princípio de combustão no compartimento do motor
– Ano/modelo: 2010

Volvo XC60
volvo xc60
Fevereiro
– Problema: possibilidade de desprendimento do cinto de segurança do motorista e do passageiro dianteiro em caso de impacto lateral
– Ano/modelo: 2009 e 2010

Outubro
– Problema: possibilidade de haver um curto-circuito no conector da roleta de contato do airbag do motorista, que pode resultar no mau funcionamento ou não-acionamento
– Ano/modelo: 2010 e 2011

Novembro
– Problema: airbag lateral (cortina) torcido durante a montagem:
– Ano/modelo: 2009 e 2010

Novembro
– Problema: atualizar o software da unidade de controle do motor devido à possibilidade de que haja parada nas desacelerações
– Ano/modelo: 2011

Peugeot 307 (hatch e sedã)
peugeot 307

Fevereiro

– Problema: atualização no programa de gestão de faróis, pela possibilidade de falha na identificação da posição do comando do acendimento dos faróis, que pode provocar um apagamento pontual dos faróis sem a solicitação (comando) do condutor
– Ano/modelo: 2008 e 2009

Outubro

– Problema: o mesmo de fevereiro; a montadora afirma que o conserto anterior pode não ter sido bem feito
– Ano/modelo: 2008 e 2009
Volvo C30
volvo c30
Fevereiro
– Problema: materia da mangueira da caixa de transmissão automática, em seu sistema de retorno, não foi vulcanizado de acordo com as especificações do fabricante, podendo levar à ruptura
– Ano/modelo: 2010 (apenas 1 unidade convocada)

Novembro
– Problema: falha em unidade de controle do motor pode fazer com que a rotação do motor oscile em marcha lenta ou em baixas rotações; em marcha lenta ou em manobras de baixa velocidade, pode ser que o motor apague
– Ano/modelo: 2009 e 2010
 

Mercedes-Benz Sprinter
mercedes sprinter
Junho
Problema: desgaste excessivo do cabo de freio de estacionamento, que pode levar à quebra e, consequentemente, a acidentes
Ano/modelo: 2009

Julho
– Problema: torque de aperto dos parafusos de fixação dos cintos dianteiros fora do padrão de especificação
– Ano/modelo: 2009 e 2010

BMW R1200 GS Adventure
bmw r1200 gs adventure
Maio
– Problema: vazamento de fluido dos dutos do freo dianteiro, que pode provocar a perda de pressão e, eventualmente, falha no freio
– Ano/modelo: 2006 a 2008

Maio
– Problema: defeito em parafusos do tanque de combustível
– Ano/modelo: 2006 a 2007

BMW K1300 R, K1300 S (foto)
e K1300 GT
bmw k1300 s
Abril
– Problema: ativação involuntária do interruptor de emergência do motor, o que pode ocasionar o desligamento
– Ano/modelo: 2008 e 2009

Dezembro
– Problema: possibilidade de ruptura da alavanca de acionamento do amortecedor traseiro e consequente travamento da roda traseira contra o para-lama
– Ano/modelo: 2008 a 2010

 

BMW K1200 GT
bmw k1200 gt
Maio
Problema: vazamento de fluido dos dutos
Ano/modelo: 2006 a 2008

Dezembro
– Problema: possibilidade de ruptura da alavanca de acionamento do amortecedor traseiro e consequente travamento da roda traseira contra o para-lama
– Ano/modelo: 2006 a 2010

BMW F 650 GS
bmw f650 gs
Junho
– Problema: possibilidade de ruptura da corrente de transmissão
– Ano/modelo: 2008 e 2009

Dezembro
– Problema: possibilidade dos parafusos que fixam o disco de freio ao cubo da roda dianteira se soltarem. Em caso extremo, o disco de freio poderá se desprender e ocasionar o bloqueio da roda, gerando risco de acidentes

O levantamento não conta como “repetição” o recall do Honda Fit e o do New Fit, por se tratarem de diferentes gerações. O mesmo acontece no caso da picape Nissan Frontier e da Nova Frontier, envolvidas em um recall cada neste ano.

No ano passado, os seis veículos alvos de mais de um recall foram Citroën C3, convocado quatro vezes, a moto Honda CG Fan 125, o Mitsubishi Outlander e os Volvo S80, XC70 e XC60, estes últimos com dois chamados cada um.

“Recall do recall”
Entre os “rechamados”, apenas o Peugeot 307 hatch e sedã foi convocado mais de uma vez no ano por causa do mesmo problema. No caso, falha no programa eletrônico de gestão dos faróis. O defeito motivou recall para essas versões em fevereiro último. Em outubro, a montadora fez o “recall do recall”. A Peugeot disse que o conserto pode não ter sido bem realizado da primeira vez.

O número de convocações em 2010 é recorde. A marca anterior foi registrada no ano passado, com 43 recalls, montante que foi superado em outubro de 2010. Este ano que já registra 63 chamados, envolvendo 1,43 milhão de unidades.