A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça assinou convênio com 11 estados para o enfrentamento à droga. Segundo o acordo, cada uma destas regiões vai receber R$ 500 mil para o reaparelhamento e modernização de suas delegacias de combate a entorpecentes.

Firmaram o convênio Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Pará, Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Além da modernização física, as unidades passarão por uma reformulação na área de inteligência. Será criado um banco de dados, um software específico, para que delegacias de todo o país possam trocar informações entre si sobre distribuição, compra, circulação e entrada da droga no Brasil, por exemplo.

O propósito é reprimir o consumo urbano e a entrada do crack pelas fronteiras do país, adianta o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

“É preciso foco e articulação entre as autoridades. O crack é uma droga assustadora, que destrói a vida de quem a consome e dos que estão à sua volta, além de contribuir para o aumento da criminalidade. A saída passa pela educação da população e pela repressão com inteligência”, afirmou o secretário.

Os primeiros estados a receberem os R$ 500 mil para modernização das delegacias de combate às drogas serão Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná. Os outros oito projetos ainda estão sendo analisados pela Senasp.