A assembleia da área museológica que irá indicar os delegados que representarão Mato Grosso do Sul na Pré-Conferência Setorial de Museus e Memórias, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro 2010, no Rio de Janeiro será realizada nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, às 16h, no Museu das Culturas Dom Bosco.

Chegando à reta final dos preparativos para a Pré-Conferência Setorial de Museus e Memórias, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) o objetivo da assembleia é eleger delegados representantes da sociedade civil e dos poderes públicos. Os critérios para a escolha dos delegados levam em conta a representatividade do profissional na área museológica local e sua experiência como agente envolvido nas questões de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Para Rafael Maldonado, coordenador do Museu da Imagem e do Som e organizador da assembléia no estado, “as Pré-Conferências Setoriais de Cultura assumem caráter de mobilização, reflexão e proposição. São instâncias de articulação regional de agentes culturais de cada uma das áreas artísticas e de patrimônio envolvidas”.

Nesta semana nove estados realizarão as reuniões para eleger delegados, somando com os representantes de onze estados que já definiram os nomes através de suas assembléias estaduais. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará promovem os encontros nessa última semana de janeiro.

A assembléia é aberta à participação da sociedade civil interessada na área museológica e questões de preservação da memória e do patrimônio cultural. Para participar da assembléia estadual, as pessoas devem se inscrever no site www.cultura.gov.br/cnpc , independendo de ser candidato a delegado ou não. A

A inscrição poderá ser feita até o momento do início da assembléia. O Museu das Culturas Dom Bosco fica na avenida Afonso Pena, 3500, Parque das Nações Indígenas. Outras informações pelo fone 3326 9788.

(As informações são da assessoria)