MS é o 1º do País a receber o credenciamento na Rede Amamenta Brasil
No dia 17, às 16h30, no Centro de Convenções Miguel Gomes, será realizada cerimônia de credenciamento das dez primeiras Unidades de Saúde da Família do País na Rede Amamenta Brasil. Participam da cerimônia autoridades do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municipais, universidades, autoridades locais, entidades parceiras e a comunidade local. Esse credenciamento se […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia 17, às 16h30, no Centro de Convenções Miguel Gomes, será realizada cerimônia de credenciamento das dez primeiras Unidades de Saúde da Família do País na Rede Amamenta Brasil. Participam da cerimônia autoridades do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municipais, universidades, autoridades locais, entidades parceiras e a comunidade local.
Esse credenciamento se deve ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, face ao compromisso internacional assumido pelo Brasil de cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em especial o quarto objetivo, cuja meta é a redução em dois terços da mortalidade de crianças menores de cinco anos, no período de 1990 a 2015; as prioridades, objetivos e metas do Pacto pela Vida em 2006, entre as quais a redução da mortalidade materna e infantil, bem como o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal/2004, que visa monitorar o cumprimento das ações de proteção à saúde da criança e da mulher.
A Rede Amamenta Brasil foi instituída pelo Ministério da Saúde através da portaria n.º 2799, de 18 de novembro de 2008. A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia para a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno na Atenção Básica, através da revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar e tem como objetivo reduzir a morbimortalidade infantil através do aumento dos índices de aleitamento materno, contribuindo com o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para uma prática integralizadora do aleitamento, discutindo-a no processo de trabalho das equipes de saúde, pactuando ações de incentivo e apoio a amamentação natural, a partir do contexto social em que a família esta inserida.
Apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, a Rede Amamenta Brasil utiliza a metodologia critico-reflexiva no ensino e aprendizagem, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais, contribuindo para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para que eles se tornem agentes multiplicadores do apoio, proteção e promoção do aleitamento materno.
Rede Amamenta Brasil começou a ser implantada em 2008, em Mato Grosso do Sul, e já conta com o envolvimento de 27 municípios, 135 tutores capacitados e mais de três mil e trezentos profissionais da Atenção Básica sensibilizados e desenvolvendo ações para incentivar o aleitamento materno.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.