MS é o 1º do País a receber o credenciamento na Rede Amamenta Brasil

No dia 17, às 16h30, no Centro de Convenções Miguel Gomes, será realizada cerimônia de credenciamento das dez primeiras Unidades de Saúde da Família do País na Rede Amamenta Brasil. Participam da cerimônia autoridades do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municipais, universidades, autoridades locais, entidades parceiras e a comunidade local. Esse credenciamento se […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No dia 17, às 16h30, no Centro de Convenções Miguel Gomes, será realizada cerimônia de credenciamento das dez primeiras Unidades de Saúde da Família do País na Rede Amamenta Brasil. Participam da cerimônia autoridades do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municipais, universidades, autoridades locais, entidades parceiras e a comunidade local.

Esse credenciamento se deve ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, face ao compromisso internacional assumido pelo Brasil de cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em especial o quarto objetivo, cuja meta é a redução em dois terços da mortalidade de crianças menores de cinco anos, no período de 1990 a 2015; as prioridades, objetivos e metas do Pacto pela Vida em 2006, entre as quais a redução da mortalidade materna e infantil, bem como o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal/2004, que visa monitorar o cumprimento das ações de proteção à saúde da criança e da mulher.

A Rede Amamenta Brasil foi instituída pelo Ministério da Saúde através da portaria n.º 2799, de 18 de novembro de 2008. A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia para a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno na Atenção Básica, através da revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar e tem como objetivo reduzir a morbimortalidade infantil através do aumento dos índices de aleitamento materno, contribuindo com o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para uma prática integralizadora do aleitamento, discutindo-a no processo de trabalho das equipes de saúde, pactuando ações de incentivo e apoio a amamentação natural, a partir do contexto social em que a família esta inserida.

Apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, a Rede Amamenta Brasil utiliza a metodologia critico-reflexiva no ensino e aprendizagem, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais, contribuindo para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para que eles se tornem agentes multiplicadores do apoio, proteção e promoção do aleitamento materno.

Rede Amamenta Brasil começou a ser implantada em 2008, em Mato Grosso do Sul, e já conta com o envolvimento de 27 municípios, 135 tutores capacitados e mais de três mil e trezentos profissionais da Atenção Básica sensibilizados e desenvolvendo ações para incentivar o aleitamento materno.

Conteúdos relacionados