MPF/MS consegue atendimento especializado no SUS para idosa
O Governo de Mato Grosso do Sul, Município de Dourados e a União devem disponibilizar equipamento específico para uma professora aposentada de 70 anos, que sofre de problemas neurológicos e não tem condições de custear o tratamento. O aparelho – BiPAP – auxilia na respiração dos pacientes e é essencial para a sobrevivência da idosa. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo de Mato Grosso do Sul, Município de Dourados e a União devem disponibilizar equipamento específico para uma professora aposentada de 70 anos, que sofre de problemas neurológicos e não tem condições de custear o tratamento. O aparelho – BiPAP – auxilia na respiração dos pacientes e é essencial para a sobrevivência da idosa. O atendimento pela rede pública é obrigatório, determinado pelas Portarias nº 1.370/2008 e 370/2008, do Ministério da Saúde.
Ela tentou atendimento pelo Sistema Único de Saúde mas não conseguiu. Recorreu, então, ao Ministério Público Federal em Dourados (MPF). O procurador da República Raphael Bueno Santos solicitou informações às Secretarias Estadual e Municipal sobre o caso. Ambas afirmaram que não têm condições de atender os pacientes com problemas neuromusculares. A Secretaria de Saúde de Dourados informou que “na atual conjuntura política” a aquisição do equipamento demoraria 90 dias.
Laudos médicos apresentados pela idosa comprovam que ela necessita do aparelho para sobreviver. Em vista disso, o procurador ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para garantir o direito à saúde da aposentada, previsto na Constituição Federal. Para o MPF, “todos os empecilhos alegados pelos réus para o fornecimento do equipamento BiPAP não passam de questões de entrave burocrático advindo da negligência e ineficiência da gestão do Sistema Único de Saúde pelos réus”.
A Justiça atendeu ao pedido do MPF e determinou, em decisão liminar, o fornecimento do equipamento, que ficará de posse da família da aposentada, em regime de comodato. O
MPF também instaurou inquérito para apurar omissão do Governo do Estado e do Município de Dourados na implementação do Programa de Assistência Ventilatória Não Invasiva aos Portadores de Doenças Neuromusculares, determinado pelas portarias do Governo Federal.
BiPAP
O BiPAP (Bilevel Positive Pressure Airway) é um aparelho que reduz o trabalho da respiração em pacientes com insuficiência respiratória. Quando os músculos do abdômen e do tórax são atingidos. O uso do aparelho em pacientes com distrofia em estágio avançado da doença evita que eles evoluam para um quadro de falência respiratória. O sucesso é tão grande que tem aumentado em até dez anos a expectativa de vida dos pacientes com distrofia muscular.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.