Militares de MS completam segundo mês em operação no Haiti

O 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabatt 2), integrado por tropas do Comando Militar do Oeste e do Comando Militar do Planalto, completou no dia 2 de novembro seu segundo mês em operações no Haiti. O desafio agora é ajudar as Nações Unidas a organizar as eleições do Haiti, que serão realizadas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabatt 2), integrado por tropas do Comando Militar do Oeste e do Comando Militar do Planalto, completou no dia 2 de novembro seu segundo mês em operações no Haiti.

O desafio agora é ajudar as Nações Unidas a organizar as eleições do Haiti, que serão realizadas no próximo dia 28. A população irá escolher o novo presidente e a bancada legislativa. Os militares brasileiros elaboram planos para identificação do grau de segurança necessário para garantir normalidade pública no dia das eleições.

Balanço

Em dois meses de atividades, o Brabatt 2 já promoveu 11.920 ações de patrulhamento urbano, além do estabelimento de 2.926 pontos de controle de trânsito em vias públicas. As tropas participaram ainda de operações conjuntas com a Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e a Polícia Nacional Haitiana (PNH).

O combate ao vibrião do cólera, que ameaça a população haitiana, também é motivo de preocupação. Os soldados do Brabatt 2 fazem palestras e panfletagens em locais públicos e escolas de Porto Príncipe para conscientizar os moradores, e também são oferecidos cursos de capacitação de universitários da área de saúde contra doenças infecciosas.

Conteúdos relacionados