Em Corumbá, as férias na Rede Municipal de Ensino (Reme) em cumprimento ao calendário escolar do ano letivo de 2010, não afetam o funcionamento das creches mantidas pela Prefeitura. Durante o recesso, estas instituições continuam funcionando normalmente, atendendo as mais de 650 crianças, por meio do projeto Brincando nas Férias, incluído no programa Creche o Ano Todo, que está permitindo às crianças, o desenvolvimento de atividades voltadas às artes e jogos de recreação.

O projeto está sendo desenvolvido nas creches Valódia Serra, Inocência Cambará, Rosa Joseti, Maria Benvinda Rabelo, Maria Candelária, Ana Gonçalves, Catarina Anastácio (CAIC Padre Ernesto Sassida), ServCarmo e Laida Menacho (Almirante Tamandaré). Para o secretário executivo de Educação, professor Hélio de Lima, o programa implantado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, atendeu as necessidades das mães que, devido ao trabalho, não tinham local adequado para deixar seus filhos, durante as férias escolares.

“O programa Creche o Ano Todo está sendo fundamental para que as crianças permaneçam nas instituições e, ao mesmo tempo, proporcionar às mães a oportunidade de exercer uma atividade remunerada e conhecer as ações realizadas nas creches, além de reforçar a relação mãe e filho”, explicou Hélio, observando que 22 mães do projeto Mãe Crecheira, fazm parte da equipe que está trabalhando durante este período das férias escolares na Rerme.

O projeto Brincando nas Férias foi iniciado ontem, segunda-feira, e será desenvolvido até o dia 27 de julho, um dia antes do retorno às aulas dos 15.853 alunos da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Leda Maria Alvarenga, supervisora de Educação Infantil da Prefeitura, explica que cada creche está funcionando neste período com quatro pedagogas, além de atendentes e mães crecheiras.

Para o desenvolvimento do projetos, tanto os professores como atendentes e as mães, passaram por uma capacitação realizada pela Secretaria Executiva de Educação. No caso das mães, específicamente, são as remanescentes das férias do final do ano letivo de 2009, chamadas para trabalharem nas férias do porimeiro semestre do ano letivo de 2010.

(Com informações, Subsecretaria de Comunicação Institucional)