Medo da mamografia e falta de informação prejudica combate ao câncer de mama
Campanha terá eventos nesta terça-feira a partir das 17 horas na Praça do Rádio, em Campo Grande. MS ocupa o quinto lugar no ranking dos casos de câncer de mama no Brasil e integrou atividades do “Outubro Rosa”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campanha terá eventos nesta terça-feira a partir das 17 horas na Praça do Rádio, em Campo Grande. MS ocupa o quinto lugar no ranking dos casos de câncer de mama no Brasil e integrou atividades do “Outubro Rosa”
O “Outubro Rosa”, como está sendo chamada a mobilização nacional deste mês para combate ao câncer de mama, chegou a Campo Grande. De noite, quem passa pelo Obelisco, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com Rua José Antônio, percebe que o monumento ganhou iluminação rosada. Em cada capital, pontos famosos das cidades estão ficando rosas para lembrar da importância que o autoexame e a mamografia têm.
O monumento do Sobá, em frente à Feira Central de Campo Grande, também recebeu tom rosado desde o último dia 7 como parte do Outubro Rosa.
Nesta segunda-feira (18), funcionários do Hospital do Câncer Alfredo Abrão realizaram uma blitz educativa na praça Ary Coelho, região central da capital. Hoje (19) é celebrado em todo o país o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama.
Além de folhetos informativos sobre os cuidados a serem tomados e orientações sobre o tratamento desse tipo de câncer, a conversa tem sido a maior arma de quem luta para diminuir os efeitos da doença, um dos maiores medos das mulheres.
De acordo com a assessoria do Hospital do Câncer, apesar das campanhas em relação ao assunto, muitas mulheres ainda são desinformadas sobre o tema. A maioria das mulheres ainda não sabem como fazer o autoexame ou acham que a mamografia dói, prejudicando assim os principais aliados no combate ao câncer de mama.
Geralmente, após a ocorrência de um caso na família ou com conhecidas é que as mulheres se conscientizam. A costureira Adriana Couto Ferreira, 45, contou à reportagem que faz o exame de mamografia duas vezes por ano. “Minha tia teve que tirar um nódulo com 35 anos, com isso ela se separou do marido, emagreceu e ficou muito deprimida”, conta sobre a familiar que fez a cirurgia há mais de dez anos.
“Mato Grosso do Sul atualmente ocupa o 5º lugar no ranking nacional de número de mortes pelo câncer de mama. A nossa campanha é voltada para todas as mulheres, principalmente com idade a partir dos 50 anos, para que façam os exames de mamografia”, explica a coordenadora da campanha, Hilda Guimarães de Freitas.
Show na Praça do Rádio
Na terça-feira (19), às 17 horas, na Afonso Pena, próximo à praça do Rádio Club, será feita nova atividade educativa. Haverá apresentação do Grupo Curumins Cia Teatral, e, logo em seguida, do Grupo de Dança Litani.
Às 19h30, se apresentam à dupla Hebert & Evandro e em seguida, a cantora Amannda. A dupla sertaneja Munhoz e Mariano, padrinhos da campanha encerram as comemorações. Os eventos contam com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama e do Hospital Alfredo Abrão, em Campo Grande.
(Matéria atualizada às 10:46 de hoje (19) para a correção da data do evento)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.