Médicos de 12 estados brasileiros participam de capacitação na Capital
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, gratuitamente, tratamentos adequados para as hepatites virais e outras diversas doenças que acometem o fígado. Porém, o diagnóstico preciso dessas doenças ainda é um procedimento de difícil acesso para os brasileiros e há grande escassez de profissionais capacitados para realizar a biópsia hepática, principalmente nas regiões Norte, …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, gratuitamente, tratamentos adequados para as hepatites virais e outras diversas doenças que acometem o fígado. Porém, o diagnóstico preciso dessas doenças ainda é um procedimento de difícil acesso para os brasileiros e há grande escassez de profissionais capacitados para realizar a biópsia hepática, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Consequentemente, milhares de pessoas deixam de receber os tratamentos.
Essa necessidade de mais profissionais capacitados para realização do exame levou a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e o Serviço de Gastro-hepatologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceira com a Anhanguera-Uniderp, a realizarem no próximo sábado (24), na capital de MS, o Programa de Capacitação em Biópsia Hepática. O projeto é pioneiro e conta com o apoio do programa nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde.
A capacitação acontece no câmpus de Ciências Agrárias da Anhanguera-Uniderp e atenderá 18 médicos de Mato Grosso do Sul e outros 23 que atuam no SUS dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Espírito Santo, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Acre e Minas Gerais.
Para o reitor da Anhanguera-Uniderp, professor Guilherme Marback Neto, a oportunidade de sediar o Programa é de extrema importância, pois significa um crescimento para a região. “A Universidade sempre teve um compromisso muito grande com o desenvolvimento do Centro-Oeste e esse convênio com a SBH vai possibilitar justamente isso”, afirmou Marback. “Além disso, os profissionais capacitados aqui estarão aptos a serem multiplicadores do conhecimento e espalhá-lo por todo o Brasil”, completou o reitor.
Uma das prerrogativas básicas para realizar o curso era o vínculo dos participantes com ambulatórios do SUS. “Esperamos com isso ampliar a oferta deste serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde em diversas regiões do país, democratizando o acesso dos pacientes portadores de doença hepática aos benefícios da terapêutica disponibilizados pelo SUS, que hoje é oferecido pelo Ministério da Saúde por meio do programa de tratamento com medicamentos de alto custo”, afirmou o presidente da SBH, Dr. Raymundo Paraná.
No Programa de Capacitação em Biópsia Hepática estão envolvidos profissionais com reconhecida competência como Dr. Marcelo Portugal e Dra. Delvone Almeida, responsáveis pelo mutirão de biópsia hepática, realizado na Bahia em parceria entre UFBA, Ministério da saúde e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Este projeto, pioneiro no Brasil, resolveu o problema da longa lista de espera para Biópsia Hepática que existia na Bahia até 2007, pois foram realizados mil procedimentos em dois anos. Participam ainda do Programa, o Dr. Luiz Freitas, patologista com expertise em doenças do fígado do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz da Fiocruz, BA.
Programação – A capacitação acontecerá das 8h30 às 15h30, no câmpus de Ciências Agrárias da Anhanguera-Uniderp. A programação começa com a apresentação do tema Biópsia Hepática – modalidades, indicações, riscos e complicações, pelo Dr. Marcelo Portugal. Em seguida, a Dra. Delvone Almeida apresenta os dados do mutirão de biópsia hepática realizado na Bahia. Às 9h50, será realizada discussão. Das 10h30 às 15h30, acontece o treinamento prático.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.