Médicos criam grupo para convencer homem a ir ao consultório
Os homens já aceitam fazer as unhas, receber intervenções cosméticas e até encaram cirurgias plásticas. Por outro lado, eles ainda são pouco- ou quase nada- receptivos aos tratamentos de saúde. O resultado disso é uma população masculina contemporânea com um visual até mais bonito, porém que continua a ostentar indicadores de doenças típicos de países […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os homens já aceitam fazer as unhas, receber intervenções cosméticas e até encaram cirurgias plásticas. Por outro lado, eles ainda são pouco- ou quase nada- receptivos aos tratamentos de saúde. O resultado disso é uma população masculina contemporânea com um visual até mais bonito, porém que continua a ostentar indicadores de doenças típicos de países sem saneamento básico.
“Quando o homem procura o cirurgião plástico é para corrigir algum defeito e exaltar mais suas qualidades. Quando vai aos outros tipos de médicos, a cultura machista acredita que o diagnóstico vai expor sua fragilidade. Isso, ele rejeita”, explicou o secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Paulo Zimmerman.
Zimmerman foi um dos convocados para nesta segunda-feira, dia 2, ajudar outros “tops” da medicina brasileira a encontrarem um “remédio” para o seguinte cenário do País: os homens hoje vivem oito anos a menos do que as mulheres, reúnem o dobro de casos de mortes cardíacas comparado ao sexo feminino, fumam estatisticamente quase 10 pontos porcentuais a mais do que elas, nem sequer diagnosticam câncer letais como o de pulmão e próstata e ainda são maioria no ranking de mortes por acidente de trânsito e homicídio (eles são 80% dos números de violência).
Neste contexto de saúde frágil masculina, representantes das sociedades de Cardiologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Urologia e Psiquiatria firmaram um pacto para elaborar políticas públicas voltadas aos homens e fazer com que as diretrizes, de fato, saiam do papel.
Um representante das cinco entidades foi eleito para negociar quais são, e quanto custam, as estratégias para aproximar os homens dos consultórios clínicos, vencer o medo deles dos tratamentos e ao mesmo tempo capacitar os profissionais da saúde para lidarem com os pacientes masculinos. “Em um prazo de uma semana, cada sociedade vai apresentar as suas propostas e vamos encaminha-las ao governo federal e também aos candidatos à presidência da República”, afirmou Modesto Jacobino, presidente da Sociedade de Urologia e eleito porta-voz das cinco entidades.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Adolescente foge, deixa bilhete e pede perdão para a mãe em MS: ‘vou dar uma vida de Alphaville pra senhora’
Conforme a matriarca, as duas vêm tendo problemas há algum tempo, pois a jovem não a obedece e tem consumido bebida alcoólica e cigarro
‘Bolinha’ queria comprar frango assado quando foi executado com pelo menos 8 tiros, estima polícia
Perícia recolheu quatorze cápsulas e três projetis no local do crime. Celular de “Bolinha” também foi apreendido
Cliente é atingida por labaredas de fogo e tem 20% do corpo queimado em bar famoso de Campo Grande
Além de ter as roupas destruídas pelas chamas, vítima teve suas costas, nádegas, braço esquerdo, pescoço e mão esquerda queimados
Bairro de Campo Grande registra mais de 50 milímetros de chuva e previsão alerta para mais água
Defesa civil alerta que as chuvas devem voltar à Capital ainda na tarde desta segunda-feira (4)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.