Médico diz que Arruda está com depressão
O médico Brasil Caiado afirmou nesta terça-feira que o governador afastado e preso do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), não precisa de internação imediata para tratamento em um hospital mas pediu novos exames. Caiado disse que Arruda apresenta um quadro de depressão muito acentuada, hipertensão e diabetes não controlados, além de um edema […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O médico Brasil Caiado afirmou nesta terça-feira que o governador afastado e preso do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), não precisa de internação imediata para tratamento em um hospital mas pediu novos exames.
Caiado disse que Arruda apresenta um quadro de depressão muito acentuada, hipertensão e diabetes não controlados, além de um edema não identificado no pé direito.
O médico pediu que Arruda realize novos exames e afirmou que vai esperar a evolução do estado de saúde nos próximos para avaliar se vai defender a internação do ex-democrata.
A expectativa é de que ele faça exames nesta quarta-feira de eletrocardiograma, de urina e de sangue e tenha a pressão arterial controlada ao longo do dia. “Eu estou aguardando exames pra definir. Seria irresponsável de falar [em internação] sem a complementação diagnóstica. Na verdade, a posição nossa é técnica, médica, respeito que nós temos pelo cidadão, pela pessoa e pela doença”, disse.
O médico disse que os exames poderão ser realizados na própria Superintendência da Polícia Federal, ao contrário do que ocorreu na segunda-feira, quando Arruda foi levado a um hospital para realizar exames. Aquela foi a primeira vez que o governador deixou a prisão desde que foi preso no dia 11 de fevereiro. Ele foi escoltado por policiais.
Caiado afirmou que Arruda já está sendo medicado contra depressão. “O quadro clínico dele é, no momento, uma hipertensão arterial que não está controlada, diabetes que não está controlado e edema no membro inferior direito a esclarecer, mais a depressão. A depressão ele foi avaliado, mas não é minha área específica. Ele foi avaliado por uma especialista aí mesmo e já está até medicado para isso”, afirmou.
O médico particular de Arruda afirmou que a suspeita de trombose (formação de um coágulo de sangue) no pé direito, no momento, está descartada, mas só um exame mais completo poderá avaliar o inchaço no local. Arruda teve o tornozelo operado em novembro do ano passado. A Polícia Federal já havia informado que o exame não apontou trombose.
“Esse exame ajudou a gente a raciocinar preliminarmente o diagnóstico, mas ainda não está definido o porquê do edema. Inicialmente se pensou numa trombose, mas o exame não confirmou. É muito comum ter trombose depois de cirurgia ortopédica. Ainda precisa ser esclarecido”, disse.
A consulta levou uma hora e foi acompanhada pela mulher de Arruda, Flávia Arruda, pelo advogado Thiago Bouza e uma pessoa que não quis se identificar.
Durante a avaliação médica, o cunhado de Arruda chegou à Polícia Federal para deixar o jantar do governador.
Flávia saiu com uma receita médica no colo com recomendação para o uso de Plavix 75, um remédio para prevenir problemas causados por coágulos no sangue e endurecimento de artérias; e de Somalgin Cardio, para prevenção de trombose nas veias.
A visita do médico particular de Arruda foi solicitada pela defesa e autorizada pelo ministro Fernando Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Uma estratégia avaliada pelos advogados seria conseguir uma avaliação médica mostrando que Arrua está com a saúde debilitada e precisaria de prisão domiciliar. Oficialmente, os advogados negam a ideia.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.