O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a partir de hoje (15), o Guia Virtual para a escolha do livro didático para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Guia é um material de orientação para os professores e está disponível na página eletrônica www.fnde.gov.br.

O Guia Virtual contempla as entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado e as escolas públicas com turmas de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com livros didáticos abrangendo os componentes curriculares de Letramento e Alfabetização Linguística e Alfabetização Matemática.

Também é uma referência para as escolas públicas que ofereçem os anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com livros didáticos abrangendo os componentes curriculares de Letramento e Alfabetização Linguística, Alfabetização Matemática, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, História e Geografia, podendo haver um volume único de âmbito regional para as duas últimas disciplinas.

O Guia também abrange as escolas públicas que ofereçam os anos finais do ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com livros didáticos abrangendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol).

Professores e gestores das escolas têm ampla participação no processo. A escolha será coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (SED) que definirá as obras para todas as escolas da rede, respeitando os títulos mais escolhidos no Estado pelos professores, em conformidade com a Resolução n. 51, de 16 de setembro de 2009, que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA).

A opção será feita por todos os professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam na etapa do ensino fundamental, inclusive os da zona rural, devendo a seleção ser de dois títulos (em 1ª e 2ª opção, de editoras diferentes), documentada em Ata pela escola, com justificativa dos títulos escolhidos, devidamente assinada pelos participantes para posterior envio à SED até o dia 20 de setembro. O registro das escolhas no site do MEC será efetuado pela Secretaria de Estado de Educação com data estipulada pelo MEC, considerando a necessidade da entrega no início do ano letivo.