Mato Grosso do Sul é campeão do 4º Campeonato Brasileiro de Seleções sub-20 Feminino – 2ª Divisão. Neste sábado (30), a equipe derrotou a Bahia por 6 a 3 no ginásio do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, na última rodada da competição e confirmou o primeiro lugar do torneio.

A vitória levou as sul-mato-grossenses aos nove pontos e um aproveitamento de 100% na competição.Já as baianas, com a derrota, permaneceram com seis pontos e terminaram como vice-campeãs. Com os respectivos lugares, as duas equipes garantiram o acesso para a 1ª Divisão do próximo Brasileiro de Seleções sub-20 Feminino.

Para o técnico Luís Fernando Borges Daniel, o título coroa o trabalho de Mato Grosso do Sul. “Fechamos com esse objetivo de conquistar o troféu. Dentro de casa, não poderíamos desperdiçar uma oportunidade como essa e, apesar das dificuldades de hoje, conseguimos o título”, afirmou.

Já o treinador da Bahia, Carlos Dorea, ressaltou o esforço da equipe, formada totalmente por atletas do Torino/AFF, da cidade de Santo Amaro. “Fizemos nossa melhor partida, mas faltou um pouco de experiência. Reagimos tarde no jogo, mas demos tudo o que podíamos e estamos orgulhosos desse segundo lugar”, disse ele, que espera mais visibilidade para a equipe. “Elas mostraram do que são capazes e é um time que tem muito potencial”, ressaltou.

O jogo
Atuando em casa, Mato Grosso do Sul começou mostrando força. A 1min55, a pivô Téfi abriu o placar e, aos 6min52, a ala Patrícia aumentou a vantagem. Depois de pressão da Bahia, as sul-mato-grossenses conseguiram fazer o terceiro gol aos 9min34. Em cobrança de pênalti, Téfi chutou forte no alto, sem chances para a goleira Renata.

O segundo tempo começou com um bonito gol de Patrícia. Aos 21min08, ela recebeu passe no meio da quadra e avançou em velocidade. Com um falso chute, tirou a ala Taiana da jogada e, na saída de Renata, deu um toque sutil por cima da goleira para marcar o quarto. Aos 22min58, a Bahia responde também com um belo tento. A ala Kaylane arriscou de longe e acertou o canto de Vanessa, marcando o primeiro das baianas.

O gol baiano mudou o jogo, pois as nordestinas se animaram e foram ao ataque. Em dois lances seguidos, a Bahia perdeu dois gols incríveis com Taiana e Kaylane, que, sem goleiro, chutaram por cima as oportunidades. Aos 25min50, a ala Rafaela dominou na área, girou e finalizou rasteiro para marcar o segundo.

Assustado, o Mato Grosso do Sul teve dificuldades para ir ao ataque, mas, aos 26min50, Téfi apareceu, fez o seu terceiro gol na partida e deu mais tranqüilidade à equipe da casa. No entanto, as baianas continuaram pressionando e, aos 31min40, conseguiram um pênalti, que Taiana cobrou com perfeição para diminuir o placar.

As sul-mato-grossenses só resistiram à pressão da Bahia por causa da goleira Vanessa, que cresceu na partida e fez boas defesas, segurando o ímpeto adversário. E, aos, 34min32, Bruna começou a jogada que resultou no sexto gol de Mato Grosso do Sul.

Ela roubou a bola no meio da quadra e, em velocidade, avançou até o fundo da quadra. Com um cruzamento certeiro, a ala achou Kamila, que chutou alto e freou a reação baiana. Valente, a Bahia ainda tentou pressionar, mas esbarrou na forte defesa que o time adversário armou.