A candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Marina Silva, minimizou hoje (11) a tese de que seu avanço nas intenções de voto revelado pela última pesquisa Datafolha seja reflexo das denúncias de quebra do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato José Serra (PSDB). Para Marina, o avanço da candidatura é consequência das propostas que tem apresentado ao eleitorado. “Não sou da política do ”quanto pior, melhor”. Estou debatendo propostas, e quem faz a opção pelo nosso projeto quer ver discutir o Brasil que interessa”, afirmou a candidata.

A pesquisa Datafolha, divulgada ontem, mostra que Marina Silva passou de 10% para 11% nas intenções de voto. A oscilação foi pequena, mas na análise por estratos a candidata do PV avançou entre os eleitores mais escolarizados e os com renda superior a 10 salários mínimos. De acordo com a pesquisa, Marina ganhou quatro pontos porcentuais entre os eleitores com ensino superior, alcançando 23%. Entre os que possuem mais de 10 salários mínimos, a candidata cresceu seis pontos porcentuais, indo para 20%. Dilma Rousseff (PT) e Serra perderam votos nessas categorias.

Para a candidata, o seu avanço na disputa presidencial é fruto da “credibilidade de um projeto político que respeita o Brasil” e prioriza a eficiência e a transparência na gestão pública. “É por isso que os brasileiros estão prestando atenção na Marina. Não fiz o jogo fácil de ”quanto pior, melhor” nem o da oposição por oposição. Não vou me transformar naquilo que eu estou combatendo”, afirmou Marina, ressaltando que não vale tudo para ganhar uma eleição. “Não quero embates, e sim debates. Quero discutir o que interessa”, acrescentou.

Na manhã de hoje, Marina participou de encontro com militantes no comitê do candidato ao governo do Estado de São Paulo do PV, Fábio Feldmann, na região do Pacaembu, na capital paulista. Após debater com eleitores sobre o tema “Como você quer viver em São Paulo daqui a 20 anos?”, a candidata caminhou pela feira da Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na companhia de Feldmann e do candidato ao Senado pelo PV, Ricardo Young.

Em diversos momentos, tanto na caminhada pela feira quanto na conversa com os militantes, Marina demonstrou confiança para chegar ao segundo turno, apesar da diferença de 16 pontos porcentuais para Serra, que está com 27% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha. “Quando estava com 3% nas pesquisas, estava animadíssima. Eu continuo animada”, garantiu.

Apesar de ressaltar que não gosta de brigar com as pesquisas, Marina ponderou que o que ela encontra pelas ruas do País é “muito maior” do que é divulgado pela imprensa. “Pode ter certeza que o Brasil surpreenderá a si mesmo colocando uma mulher na Presidência da República comprometida com a agenda da educação de qualidade, proteção aos recursos naturais e respeito ao cidadão brasileiro”, disse Marina.

Aos militantes do partido, a candidata criticou o que chamou de “anonimato eleitoral”, no qual é apresentado ao eleitor que só há duas opções de votos: o candidato da situação e o da oposição. “Já elegeram quem são os candidatos da situação e o da oposição. Mas um projeto político tem de ser o do sucessor, que respeita os ganhos da sociedade e, ao mesmo tempo, não é complacente com os erros”, disse Marina, ressaltando que a sua candidatura busca romper essa dicotomia.