Na véspera da eleição presidencial, uma “maratona” de pesquisas de intenção de voto vai medir a preferência do eleitorado. Até sábado (30), quatro pesquisas vão ser divulgadas. Os quatro maiores institutos vão soltar novas sondagens indicando a intenção de voto em Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na reta final. No domingo (31), após o fechamento das urnas, pesquisa de boca de urna vai apontar como os eleitores votaram.

Nesta sexta-feira (29), o Datafolha publicou levantamento feito com 2.240 eleitores no dia 28, quinta-feira. Dilma aparece com 12 pontos de vantagem sobre Serra a dois dias do segundo turno. A petista tem 56% dos votos válidos – quando brancos e nulos são descartados –, contra 44% do tucano, indicando estabilidade na corrida eleitoral. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na última quinta-feira (28), pesquisa Ibope indicou Dilma com 57% dos votos válidos, 14 pontos à frente de Serra, que apareceu com 43%. Na sondagem geral, a petista tem 52%, contra 39% do tucano. Brancos e nulos somam 5% e indecisos chegam a 4%.

No sábado, os quatro maiores institutos vão divulgar pesquisa: Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus. O Ibope deve ouvir 3.010 eleitores dos dias 27 a 30. A sondagem do Datafolha vai a campo hoje e no sábado para fazer sua última pesquisa presidencial antes do segundo turno.

O levantamento do Vox Populi será feito e divulgado no sábado, quando 3.000 eleitores serão ouvidos sobre a intenção de voto. Já o Sensus finaliza a pesquisa feita com 2.000 eleitores nos dias 28 e 29, quinta e sexta-feira.