Mais de 10% da população nunca foi ao dentista

De acordo com o Suplemento de Saúde da Pnad 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgou dados que mostram que 11,7% dos brasileiros nunca foram ao dentista. De acordo com o relatório, 47,9% tem até 4 anos de idade e 77,9% das crianças nessa faixa etária nunca visitaram um especialista para cuidar da saúde bucal.

Os dados mostram também que 88,3% da população já procurou serviços dentários, mas menos da metade das pessoas ( 40%) tinham ido ao dentista no ano anteior à data da entrevista. As mulheres são as que mais cuidam dos dentes, com percentual de 43% eram e 37,3% homens.

A procura pelo profissional aumenta conforme aumenta o ganho salarial. A grande maioria, ou 98% dos entrevistados, com rendimento domiciliar de mais de 5 salários mínimos já consultou o dentista. E entre os que os que ganham até um quarto de salário mínimo, o percentual é de 71,3%. No geral, a procura é maior pela rede particular (68.8%). A avaliação dos serviços é considerada boa ou muito boa por quase o total dos participantes com índice de 93.6% dos participantes.